Guia CH3: Como fazer um show de Stand Up

Não há mais como negar. Não há para onde escapar. A comédia Stand Up dominou o país. Os profissionais desta área provocam comoção e admiração nacional. Ocupam espaços na grade da televisão brasileira, ocupam grandes espaços no centro de nossas metrópoles. Diversas pessoas ganham a vida com este modo de vida. Ou, nem tantas, porque o Stand Up não emprega muitas pessoas. É o show de uma pessoa só.

No mundo atual, saber fazer um show de Stand Up pode ser um diferencial no mercado. Um plus a mais em seu currículo. Um chefe vê dois candidatos que falam inglês e mandarim, têm doutorado em Harvard e já pisaram na lua. A única diferença é que um ganhou um Nobel da Paz e o outro faz shows Stand Up. Sem dúvida, a escolha cairá sobre aquele que faz Stand Up. Uma ajuda para eventos corporativos e para o ambiente de trabalho.

Alexandre Frota, Rafinha Bastos, Eri Johnson e outros candidatos a anticristo em potencial já atuam nesta área. Seja você o próximo.

Comece escolhendo a sua roupa. Prefira camisas pretas, ou até mesmo um terno. A discrição faz parte do jogo. A idéia é que o seu figurino não chame mais a atenção do que o que você vai falar. Ou não. Talvez a cor preta seja algo que diferencie os comediantes em pé, alguma insígnia típica de maçons.

O cenário não deve ter nada. Apenas um microfone, sem pedestal. A idéia é que o cenário, ou a ausência dele, não chame mais a atenção do que o seu texto. Você poderia providenciar um banco, caso você fique cansado em algum momento. Mas o banco pode desviar o foco de suas sábias palavras e os espectadores podem te chamar de “Judas” ao te verem sentados, afinal, a comédia é Stand Up.

Quaisquer outros detalhes são dispensados. O foco está em você e apenas em você. Escute alguma música empolgante para levantar a sua auto-estima, como o tema de Rocky Balboa, ou quem sabe, a última dos Black Eyed Pea. E prepare o seu texto.

A idéia é que o Stand Up seja uma comédia de improviso, focada em pequenas coisas do cotidiano. Mas, este improviso já é ensaiado. Se você vai num evento de engenheiros elétricos, pense em algumas piadas sobre as atividades deles. Estude o que eles façam, isso provoca uma aproximação com o seu público alvo. No entanto, piadas como:
- Engenheiro elétrico gosta de fio terra.
- Dois engenheiros elétricos estavam atravessando a rua. Um disse “olha o caminnblosh” o outro respondeu “que camniaaisihasibkolosh”.
Podem ser consideradas de mal gosto e provocarem a revolta.

Se suas piadas não estiverem colando, tente fazer alguma observação sarcástica sobre algo do cotidiano. Tal observação deve ser iniciada sempre com as seguintes expressões:
- “Batata” é um negócio curioso né?
- Uma coisa engraçada é “batata”.
Substitua “batata” pelo item sobre o qual você quer fazer humor. Foque em pequenas coisas curiosas do cotidiano. Já falei isso? Piadas sobre filas e ônibus fazem sucesso. Sempre enfie uma gorda no meio. Conhecem uma piada de gordo? Um gordo.

“Então, falando em engenheiro elétrico... fila é um negócio engraçado né? Pode ver, em toda fila tem uma gorda. E essa gorda gosta de falar com todo mundo. Porque alguém tem que conversar com a gente? Porque ela acha isso? E ela é gorda!”.

Se as piadas não estiverem funcionando, parta para as piadas de churrasco. Imagine que um Stand Up Show é um grande churrasco, sem carne, sem cerveja, sem mulheres, sem piscina, sem jogo de futebol, sem música ruim e tudo o mais que envolve um churrasco. Faça piadas sobre casamento, times de futebol, sogras.

Se continuar não funcionando, acalme-se. A situação é crítica mas pode ser revertida. Parta para os ataques pessoais e ofensas aos políticos e sub-celebridades.
- O que é uma Kombi com cinco políticos dentro pegando fogo? Um desperdício, porque na Kombi caberiam oito políticos.
- O psicopata que matou a mulher maçã, mulher pêra, mulher jaca, mulher morango, mulher melão, mulher melancia, mulher uva foi absolvido. O juiz entendeu que ele só gostava demais de salada de fruta.

Ainda é possível tentar a sorte com imitações de Silvio Santos, Nelson Ned, Maria Bethania e Pelé.

Se continuar dando errado, metralhe a platéia e vista a máscara de politicamente incorreto.

Comentários

Anônimo disse…
Realmente, já está manjado. O pior é que buscar um diferencial agora, acaba por matar o próprio conceito de diferente que o espetáculo já passou para o público.

Aliás, a do gordo foi sensacional

"Conhecem uma piada de gordo? Um gordo"

Kkkkk
Lucas disse…
Eu tenho um Texto pre escrito de Stand Up só que não consegui, edita-lo inteiro. Porque minhas piadas são relativamente fora de temas.
Dai fica ruim, só estou escrevendo o texto com piadas esportivas. vou tentar fazer um audio com o Texto com as piadas