Sindicato dos Animadores de Torcida

Ser um mascote fantasiado é um profissão desgraçante, sem dúvida. Mas pode ter algumas vantagens.
- Se vestir de Homem-Celular e virar uma celebridade do youtube.
- Se vestir de Tigre em um estádio de futebol e ofender a torcida do Corinthians, protegido pelas grades e pelo anonimato.

No entanto, você tem que se vestir com uma roupa ridícula, passar calor e – pior – fazer palhaçadas para agradar os torcedores. Não importa se é a final da Copa do Mundo ou o torneio de consolação do Centro de Tradições Gaúchas.

Mas pense, sendo um mascote, você ainda está anônimo. Ninguém saberá que nas horas vagas você se veste de raposa e dá cambalhotas em jogos do Cruzeiro. E quando você tem que animar a torcida com o rosto a mostra? Com sua cara ali para ser reconhecido por todos? Heim?

- Vamos lá galera! A gente vai distribuir camisetas da seleção, mas para ganhar tem que estar bem animado! Com as duas mãozinhas lá no alto! Vamos lá!

O que é preciso para ser um animador de torcida? Ter um vasto conhecimento das palavras mais degradantes do vocabulário brasileiro (galera)? Falar no diminutivo? Estar sempre de bom humor? Além do preparo físico exemplar, para ficar pulando, cantando e ainda gesticulando para a torcida.

Porque? Porque alguém tem que se submeter a essa condição? Qual é a importância de a torcida ficar animada? As pessoas estão ali para ver o jogo ou para ganhar brindes? Bem, sim, é verdade. A maior parte da torcida está ali para ser presenteada e aparecer a televisão. Imagina algumas situações na vida de um animador.

Acordando os filhos:
- Bom dia sol! Bom dia galera! Estamos começando mais um dia animado! E quem quer ir pro colégio? Heim? Mas pra ir pro colégio tem que estar com as mãozinhas lá pra cima, pulando bastante e cantando a música (...I gotta feeling that...). Vamos lá heim! Mas que povo desanimado!

Batendo o carro:
- Calma ai amigão! Pra que tanta pressa? Isso aqui é só diversão! Vamos lá, vamos cantar a música para receber os policiais que vão fazer o B.O.! (...você foi raio de saudade meteoro...).

Sexo (porque o povo gosta de uma putaria):
Eu estou chegando lá heim! Quero ver você com a mãozinha lá em cima, batendo palmas e pedindo mais!

Reunião do Sindicato dos Animadores de Torcida (Sindanitor):
- E ai galera! Como é que vocês estão? Bom Dia! Não escutei heim, de novo, BOM DIA! Hoje nós vamos discutir um assunto muito sério. Nosso indicativo de greve heim! Quem quiser falar tem que estar bem animado, jogando as mãozinhas lá em cima e batendo palma na ritmo da música (Loca, loca, loca). Quem quer falar?
- E isso ai galera! Nós temos que lutar pelos nossos direitos! Nos últimos dez anos nós sofremos perdas salariais de 40%! Isso não pode ficar assim heim! E quem tá vindo ai! Ele, o nosso mascote, o João Lobão!
- Não vamos desanimar heim! Hoje nós vamos votar no nosso comando de greve! E quem quiser, olha só, os candidatos vão entrar dentro dessa bola e vão ter que percorrer o auditório! Quem conseguir dar duas voltas antes é o nosso diretor! E também ganha uma camiseta autografada pelo Ronaldinho!

O presidente do Sindanitor é o narrador da sessão da tarde.

Comentários