Guia CH3: Como servir um chá de cadeira

O chá de cadeira é uma das mais sensacionais iguarias da culinária contemporânea. Suas formas e sensações únicas, permitem que ele seja apreciado em confortáveis poltronas, avançados sofás - frutos da moderna engenharia de móveis - além das velhas e tradicionais cadeiras.

Fazer um chá de cadeira não é das coisas mais difíceis. Faz-se chá do jeito que os chás são feitos. Do mesmo jeito que se faz o metálico chá de panela, o macabro chá de bebe, o simpático chá de cogumelos, o enrolado chá de fita, o tradicional chá de camomila.

A diferença está na forma de servi-lo. Convenhamos, que não há hora, tempo, lugar para se tomar um chá de cogumelo. Qualquer hora é hora. Assim, como chás de camomila podem ser fornecidos periodicamente a quem quer que queira. Claro, convenhamos que chá não é algo tão aprazível para se beber. Seu uso é muito mais prazeroso, excitante, quando tem fins de besuntação. A qualquer hora.

O chá de cadeira não. Ora, claro que não. Não venha com essa de que está aí na sua casa, assistindo TV e vai tomar um chá de cadeira. Que está no meio da rua, vai se despir e se besuntar com chá de cadeira. Besunte-se com manteiga, geléias aromáticas ou pasta de fígado de pato. O CH3 tem uma ampla literatura sobre o assunto.

O chá de cadeira deve ser servido quando as pessoas tiverem que esperar. E não falo em esperar pelo ônibus. Falo em esperas longas, esperas que não mostrem nenhum futuro.

Chame alguns amigos para sua casa, convide-os para tomar um chá de cadeira. Mantenha-se atento e certifique-se que você tenha confortáveis poltronas, avançados sofás - frutos da moderna engenharia de móveis - ou velhas e tradicionais cadeiras. Quando falo em alguma velha e tradicional cadeira, incluo até mesmo ser aquela cadeira do Senado Federal, José Sarney.

Deixe seus convidados esperando. Um bom chá de cadeira é feito na hora, por isso ele demora tanto. Escolha uma cadeira, e aqui falo de cadeira, não de confortáveis poltronas. A escolha da cadeira é fundamental para o sabor do chá. Uma cadeira de mogno gera um gosto mais encorpado, cadeiras de jacarandá são mais suaves. Evite eucalipto, porque dá enjôo. E também porque as cadeiras dessa madeira são ruins.

Atenção. É importante lembrar que você não deve utilizar uma cadeira que já estava sendo utilizada por um convidado. As cadeiras precisam ser frescas e é uma tremenda falta de educação servir chá de cadeira para as pessoas em pé. Garanta que eles tenham pelo menos um degrau para sentar, ofereça um pano para não sujar a calça.

Faça o chá. Já falei em outras vezes, procure na internet como se faz um chá. Eu não sou nenhuma Ana Maria Braga, para ensinar a cozinhar, cortar as unhas e discutir homicídios brutais.

Comentários