A Era do Celular

A nossa sociedade atual pode ser dividida em a.C e d.C. Antes e depois do Celular. Quando você se pega entrando no facebook enquanto espera que lhe sirvam um chá de cadeira é até difícil imaginar como era a vida antes de sua invenção.

Assim que surgiu, o telefone celular tinha a função de facilitar a comunicação. Eram aparelhos do tamanho de um tijolo, que vinham com duas baterias – afinal elas não duravam mais do que cinco ou seis horas. O sinal era horrível e o mais normal é que você não conseguisse falar com as pessoas desejadas.

Aos poucos os celulares foram diminuindo de tamanho, melhorando a vida útil da bateria e se tornando realmente úteis. Realmente podíamos importunar a vida de alguém com apenas nove toques no teclado. 9982-0281 chamar. Hoje, os celulares novamente têm o tamanho de um tijolo e a bateria não dura dois dias. Mas, podemos entrar na internet, fazer café e mandá-lo pagar nossas contas.

O celular hoje tem dezenas de funções sociais. Como era a vida antes dele? Já tivemos a era do celular-despertador, celular-lanterna, celular-dançarino, celular-calculadora, celular-conversor-de-medidas, celular-agenda, celular-bloco, celular-calendário, celular-toque-constrangedor-que-te-humilha-em-lugares-públicos. Hoje, senhoras e senhores, vivemos a era do celular-tudo.

SAÍDA DE REUNIÃO
Antes: Você saia de uma reunião importante e via diversas pessoas te fazendo perguntas, sem ter para onde fugir.
Depois: Você saí da reunião com o celular na orelha e gesticulando enquanto anda. As pessoas não irão conseguir te perguntar nada. Sair do lugar com o celular no ouvido é uma das principais funções do aparelho. Além de evitar contato com as pessoas, lhe concede um ar de importância. Parece que você já está agindo. O que você podia fazer antes? Andar e fazer palavras cruzadas?

EXIBIÇÃO
Antes: Você saía com a Scarlett Johansson. Era preciso subornar o garçom para que ele confirmasse a história.
Depois: Você tira fotos eróticas no seu Blackberry e envia por e-mail para todos os seus amigos, além de guardar este momento para sempre.

REVOLTA
Antes: Você via uma pessoa comendo picles na rua. Ia dormir com aquilo amargurando a sua alma.
Depois: Você filma a situação toda e envia para o youtube. Xinga muito no Twitter, comenta no facebook, recebe mil likes. A repercussão derruba o Ministro dos Transportes. Egípcios vão para a praça Tahrir pedir a cabeça de algum ditador sanguinário do mundo árabe. É muito pior quando você é flagrado comendo picles. Mas, você mereceu.

Este é um breve apanhado do livro “A vida e obra celular”, lançado em breve pela Editora CH3.

Comentários