Teoria de Benjamin Button

O Curioso Caso de Benjamin Button é um filme chato. Tudo bem, ele nasceu velho e morreu novo, que caso curioso. Fora isso, a vida dele foi chata. Não mereceria mais do que uma reportagem de 5 minutos no Fantástico. Ele passou anos perdendo tempo naquele barco, depois ficou dias fazendo sexo com sua namorada. Ok, isso significa que a vida dele pode não ter sido tão chata, mas não foi interessante.

Pois, o Brasil tem um quase Benjamin Button. É o Zagallo. Nesta semana, o velho lobo completou 80 anos. Velho Lobo. Sim, muito velho. Zagallo não vai morrer jovem, mas tenho certeza de que ele já nasceu velho.

Você vê imagens da Copa de 1958, com Zagallo marcando um gol na final. Você vê claramente que ele está lá, com cabelos brancos e ralos, rosto rosado, marcando o gol e apontando para as câmeras dizendo “vocês vão ter que me engolir, cretinos”. Você vê Zagallo velho na Copa de 70. Em 1998 ele estava prestes a ser embalsamado. Mas vejam só, ele é tetracampeão em vencer o tempo.
Só que o velho lobo Jorge não é o único. Existe também ele, Erasmo Carlos. Já que falamos do rei Roberto, falemos agora do seu eterno parceiro, amigo de fé, irmão camarada.

Erasmo Carlos nunca foi novo. Nunca. Busque na sua memória. Você o verá apenas com uma espessa cabeleira branca contraposta a sua calvície. Não se lembrará dele com os cabelos pretos, pele sem rugas. Agora, faça a busca no Google. O resultado será o mesmo. Por pelo menos uma vez, sua memória equiparou o Google.

Esta pode ser a síndrome de dom Pedro II. Aquele cara, que virou imperador do Brasil aos 5 anos de idade, mas cujos registros o mostram como um eterno velho. Sempre está lá, Pedro Segundo, com sua barba imperial, sua cara de mal humor monarca.

Também temos os casos contrários. Das pessoas que nunca envelhecem. Deste grupo, destaco Dinho Ouro Preto. Você vê o cantor do Capital Inicial nos anos 80 e vê aquele adolescente chato dizendo que o mundo vai acabar e ela só quer dançar. Quase 30 anos depois, Dinho Ouro Preto continua do mesmo jeito. Chato, cantando sem camisa, falando caralho e dando cambalhotas quase mortais.

Outro que nunca foi novo foi Pai Jorginho de Ogum... minto, esqueci deste post.

Comentários