Estudo Orçamentário

Você chama uns amigos na sua casa para um churrasco. Sua casa tem piscina. Um amigo chega com um violão. Vocês colocam uma carne na brasa. Chega um amigo advogado com uns pãezinhos de alho. Um queijinho frito, cervejinha. Seis horas da tarde o primeiro amigo diz que vai embora e logo na seqüência todos vão. Aposto que você gastou pelo menos 500 mil reais nesse churrasco.

Sim, é claro. Você mal gastou 200 reais, divididos entre o pessoal. Mas é porque é um churrasco seu. Se fosse um churrasco oficial da Copa do Mundo, esse preço se exorbitaria. Não sei se é o selo “FIFA World Cup” ou o que é. Mas no geral, qualquer obra, realização pública tem um preço incrível.

Tome por exemplo o sorteio das eliminatórias, realizado no Rio de Janeiro, sábado passado. Um evento fajuto, desimportante, apresentado por globais e com shows bregas. Custou 30 milhões de reais. Paro e penso nos gastos de um evento desse. Cerimonial, segurança, cachês, transporte, hospedagem, aluguel. Como se chega a 30 milhões? Mal comparando foi uma mega-formatura, dessas que custam 200 mil.

Aqui no meu bairro, construíram um muro em volta de um campo de futebol. O valor? 83 mil reais. Isso para colocar um daqueles muros feitos de placa de concreto, demorou três dias pra ficar pronto. Mas custou o preço de uma casa. A pavimentação de uma rua gira em 500 mil reais. Acho que se tudo fosse feito dessa forma, nossa vida seria complicada.
- Quanto é o estacionamento?
- 800 reais. Seis mil se for com manobrista.
- E a cerveja?
- 300 reais. 600 a porção de frios e a macarronada bolonhesa saí por 800 mil. Mais os 10% do garçon, vai para 6 milhões de reais.

Mas é claro. Se você achar esse número exorbitante, é bem provável que exista um estudo que o comprove. No mundo atual existem diversos estudos sobre tudo. Estudos que provam que é preciso trocar todos os postes da cidade por modelos de titânio, numa operação que custará 60 bilhões de reais. Estudos que provam que esse investimento será recompensado, porque os postes de titânio atraem mosquitos, evitando que eles transmitam dengue, fazendo que o governo economize 10 reais por dia no combate a malária.

Imagino que exista uma fábrica de estudos. Uma empresa especializada em escrever estudos sobre determinados assuntos, tal qual as pessoas que escrevem monografias por dinheiro. Ou os estudos sejam apenas um grande recurso da Arte de Citar Fontes Inexistentes (ACFI – A Arte de não criar iniciais engraçadas ANCIE).

Ah, esse post me custou 39 mil reais.

Comentários