Era Melhor Ter Morrido

Era um argentino, que chamaremos de Diego. Como se ele fosse mais um desses argentinos que foram batizados em homenagem a Maradona. Seu chefe o ordenou: pegue a minha Ferrari e leve para a concessionária. Nada de mais, era apenas uma revisão programada. Diego pegou a Ferrari do patrão e rumou para a oficina.

Diego nunca deve ter pilotado uma Ferrari antes. Não estava acostumado com a sua tração integral, nem com a potência do motor. Mas devia estar empolgado com a situação. Acelerou demais o carro na pista molhada, perdeu o controle do automóvel e invadiu a pista contrária, batendo em um Gol. Um carro que devia custar o valor das rodas do modelo 456 que Diego pilotava. Ambos ficaram destroçados.

Os pilotos dos dois carros sofreram ferimentos graves e foram levados para o hospital. Mas sobreviveram. Quando finalmente abriu os olhos, Diego deve ter perguntado “aqui é o céu? Ou o inferno?”. Ao que o médico respondeu. “No, no tieme nada. Usted esta vivo, esta es la enfermaria del hospital”. Diego começou a chorar. Não, não era a emoção de ter sobrevivido. Diego balbuciava “era melhor ter morrido”. Os médicos o impediram de se enforcar com o fio do soro.

Sim, essa é uma típica situação na qual seria melhor ter morrido. Claro, a Ferrari do patrão deve ter seguro. Mas como ele vai voltar a trabalhar? Provavelmente, Diego será escravizado, submetido as mais cruéis torturas. Tudo para poder pagar o seu chefe. De fato, existem situações nas quais, seria melhor ter morrido.

A situação mais comum, na qual as pessoas pensam que seria melhor ter morrido e no dia seguinte ao qual o seu time é massacrado por um rival. Você acorda de manhã e não quer levantar da cama. Pensa se poderia se sufocar no lençol. Claro que é uma situação grave, tão grave quanto o dia no qual você passa no vestibular para Comunicação Social. Mas são situações nas quais você não teve nenhum ferimento físico.

Não, não teve. Os gols do adversário não fraturaram seus ossos. Seu nome na lista não cortou sua garganta. A dor é apenas moral, psicológica. É você que se tortura nos seus pensamentos. Talvez isso seja pior do que decepar a ponta do mindinho? Provável. Mas você não escapou da morte.

Uma situação na qual você realmente pensa que seria melhor ter morrido, ao invés de ter sobrevivido, é quando você acorda no hospital, cm dores no ânus, as unhas machucadas. Os médicos lhe informam que você foi encontrado no córrego 8 de Abril, com as calças arriadas.

Sim, você logo chega a conclusão de que seria melhor ter morrido. Como? Não sei. Se afogado naquele esgoto a céu aberto, morrendo intoxicado. Mas não. Sua vida estará eternamente atrelada a este fato desgraçadamente marcante.

Contribuam, com outras situações nas quais você pensa: seria melhor ter morrido.

Comentários