A Arte de Alongar Textos

Nunca foi fácil fazer uma redação no colégio. Se não bastassem os temas diversos como “aquecimento global”, “globalização” ou “minhas férias”, o texto tinha que ter um tamanho específico. Pelo menos 25 linhas (em alguns colégios linha-dura, essa meta chegava a 30, 35). E 25 linhas podem ser uma benção ou uma maldição, se você tiver letra grande, ou letra pequena.

E então, nós sempre nos preocupamos com o tamanho do texto. Se ele está muito grande, muito pequeno, pelamordedeus o que é que eu devo fazer? Esse problema é muito grave, resulta em morte e stress e atinge cerca de 97% da população da Malásia, segundo dados da ONU.

Cortar textos é mais fácil. São os famosos resumos. Alongar um texto não é tão simples. Você precisa de muito vocabulário, muita arte em suma.

Você tem o seguinte fato: “Ontem, eu fui na casa do meu primo Walter”. Para que esse simples fato se transforme em um texto de x linhas, você precisa, primeiro, contextualizar os porquês de você ter ido à casa do seu primo Walter. Logo temos:

“Ontem eu estava na minha casa sem nada para fazer. Meu primo Walter me chamou para ir comer uma lasanha na casa dele. Então, eu fui”.

Se estenda nos motivos:

“Eu estava sem nada para fazer ontem. Passava pelos canais de televisão e não encontrava nada para assistir. Não tinha uma revista nova, um filme novo. Então, meu primo Walter me telefonou. Ele me avisava que estava fazendo uma lasanha na casa dele. Como não tinha mais nada para fazer, fui para a casa dele”.

Siga evoluindo, até que você terá um texto como esse.

“Ontem estava sendo um dia monótono. Daqueles dias em que você não vê nada de interessante para ser feito. Zapeei pelos canais de televisão e não encontrei nada de interessante para ver. Veja você, pago caro por uma televisão a cabo e, mesmo com todos aqueles canais, não havia um único mísero programa que me fosse interessante.

Olhei então para as prateleiras do meu quarto. Percebi que já havia lido todos os livros que lá estavam dispostos. Já havia visto todos os filmes e não havia uma única revista nova, para distrair a minha monotonia. Para tornar minha situação ainda pior, eu estava sem internet. Meu computador estava na manutenção, por um desses motivos diversos, que fazem um computador quebrar. Em suma, eu estava entregue ao mais inebriante dos tédios.

Não sabia o que fazer. Não havia escapatória para uma tarde de domingo. O jogo da seleção brasileira, por incrível que pareça, não era a pior coisa do meu dia. Meu tédio superava aquele que estava estampado na cara do Robinho. Estampado em seu topete enfadonho. Foi então que o telefone tocou.

Logo pensei: quem será que pode ser à uma hora dessas? Não havia combinado nada com ninguém, não estava esperando por nada. Cheguei a temer pelo pior. Atendi ao telefone com um pé atrás. E para minha surpresa era o meu primo Walter. Há muito tempo que eu não falava com ele. Perguntei ao meu primo, quais seriam as boas novas que faziam com que ele me telefonasse.

Ele me disse então, que sua mãe estava fazendo uma lasanha. E ele se lembrava que eu gostava muito de lasanha. Perguntou então, se eu não queria ir a casa dele, comer a iguaria italiana e aproveitar, igualmente, para colocar a conversa em dia. Agradeci o convite e disse que logo estava indo para lá.

A lasanha estava muito boa, e meu primo Walter também estava bem. Aproveitei para rever a família e jogar conversa fora. Acabou que este fato deu um saldo positivo para o meu dia, quem diria. Eu que considerava o domingo perdido, acabei dormindo feliz graças a lasanha que comi na casa do meu primo Walter”.

Você ainda pode se estender mais. Usar o truque de utilizar palavras mais longas (a clássica troca de “mas” por “no entanto”). Pode colocar mais os seus pensamentos, preencher as lacunas entre o momento em que você aceita o convite e o momento em que você come a lasanha. Dar detalhes da conversa. E, logo, seu domingo enfadonho se transforma em Ulysses de James Joyce.

Comentários

Anônimo disse…
a famosa arte de encher linguiça... fazia isso nas provas de redação
Thiago disse…
Parabens cara. Mais um post sensacional. Eu sempre tive facilidade em encher linguica...aumentar levemente o espaco entre as palavras tbm ajuda.