A Ofensa na era do Twitter

Após eliminar o Fluminense da semifinal da Taça Rio em uma disputa de pênaltis, o goleiro do Flamengo, Felipe, causou polêmica no Twitter. Numa mensagem considerada ofensiva, Felipe chamou o seu rival de “Florminense”, um apelido criativo e carinhoso utilizado por torcedores rivais. Algo no nível de Curinthians, Flamerda, Gaymio e outros.

Certo, causar polêmica no Twitter não é nenhuma novidade. Antes de Felipe (a.F) outros jogadores já tinham se envolvidos nas maiores confusões através do microblog. Jucilei, ex-jogador do Curinthians, digo Corinthians e atual membro do elenco do glorioso Anzhi Makhachkala da Rússia provocou a torcida organizada corintiana, a Gaviões da Fiel, quando esta perdeu o carnaval. Em uma fina ironia ele perguntou algo do tipo “ué, se eles nos cobram sempre que perdemos, porque eles não ganharam hoje, se são tão bons?”.

A saída de Jucilei, tal qual a de Felipe, não foi muito criativa, mas mostra como são as coisas nos tempos atuais. Jucilei afirmou que um hacker havia invadido a sua conta e postado a mensagem, coisa que ele jamais faria. Já Felipe, disse que um primo seu é que havia postado a tal mensagem. Porque, é claro que ele não faria isso.

Qualquer, e eu digo qualquer um mesmo, assunto que surge na internet repercute no Twitter. E todos os sites adoram medir essa repercussão. “Internautas reagem a notícia no Twitter”. Um trabalho fácil que consiste em clicar num Trending Topic aleatório, ver cinco frases legais e colocar no site. Seja sobre o casamento real, as eleições ou a marcha da cocaína.

Isso facilitou muito a vida dos jornalistas na internet. Você não precisa mais ir até a fonte, basta segui-la no Twitter para saber o que ela faz, o que ela fez e o que ela pretender fazer. Com o FourSquare você sabe até aonde ela foi e pode publicar isso. Fábio Assunção estava no Shopping. Você o viu lá? Não, mas viu na internet. FourSquare, facilitando a vida de jornalistas e seqüestradores há dois anos.

E aí entram as declarações polêmicas. Pessoas famosas que usam essa ferramenta ainda não perceberam que falar no Twitter é praticamente a mesma coisa que falar diante dos microfones em uma entrevista coletiva, só que com muito mais espectadores e erros de português. Então, o cara vai lá e fala que o parceiro dele de novela é um canalha, como se estivesse contando isso no jantar de família. Não é o caso dos seus 82190 seguidores, que incluem fãs do parceiro da novela, jornalistas e stalkers profissionais.

Polêmica criada. Ator diz que colega é canalha do Twitter, berram as manchetes da rede. Climão criado, telefonemas de assessores, como será possível desfazer esse imbróglio? Essa quiçaça? Essa cagada? Não adianta apagar, porque milhões de prints já estarão na internet. Não adianta nem apagar a sua conta no Twitter, pessoas saberão que é mentira (não adianta fugir, nem mentir, pra si mesmo agora). O suicídio é sempre uma solução, mas uma solução que não lavará sua honra.

Resta então apelar para a mais antiga das táticas. Dizer que não foi você. Mas como não foi você? É a sua conta, com a sua vida, a sua foto, os seus seguidores. Mas alguém viu que foi você? Não, ninguém viu. Tem como alguém provar? Você pode ter um habeas corpus de que estava comendo macarronada na hora. Computadores são assim, hackers podem roubar sua senha e colocar o que quiser no Twitter. Eles que tentem provar que o IP que postou isso era o seu.

Sim, porque alguém invadiria o seu Twitter para falar mal de alguém? Em nível de sacanagem, seria muito mais interessante postar uma mensagem afirmando que você é coprófago. Mas não sei, cada um tem os seus motivos. Vai saber?

A estratégia de dizer que é o culpado foi “um primo meu” é ainda mais interessante. É uma estratégia que remete a mais tenra infância. Aquela que dizia “um amigo meu fez tal coisa”. Já explicamos isso num post antigo.

Primos ocupam um espaço interessante na nossa rede de relações. Todo mundo costuma a ter primos, nem que sejam primos de segundo grau. E nossa relação com eles é sempre indefinida. Podem ser primos distantes, ou podem ser primos confidentes a quem confiamos a nossa vida. Talvez exista uma rede de primos de famosos, responsáveis por fazer declarações polêmicas, quem sabe? Ao citar que o autor da ofensa foi um primo, ninguém irá duvidar tanto, uma vez que primos seriam capazes disso.

Mentira, todo mundo saberá que você é que é o culpado e todos te reprovarão. Apenas não irão comentar isso publicamente, para não receberem processos e manter a ordem social.

Comentários