Posturas Sobre o Carnaval

Ano após ano o carnaval se repete. Escolas, blocos, trios e posturas repetitivas. Este ano o carnaval começa meio atrasado em relação ao normal – a data do carnaval é um dos grandes mistérios da humanidade. Ele começa no próximo fim de semana. Existem controvérsias, é claro. Em alguns lugares o carnaval já começou e em Salvador ele jamais terminou. Por outro lado, ele nunca existiu nem jamais existirá em Paranatinga.

O post de carnaval do CH3 deste ano é um estudo antropológico. Como as pessoas se portam diante do carnaval? Citamos quase uma dezena delas. Isso não é uma sugestão sobre o que fazer. Talvez seja uma sugestão de comportamento. Mas é muito mais do que isso. Pra dizer a verdade, não sei o que é isso não.

Postura 1: Adepto da movimentação cultural

Aquele cidadão que não gosta de samba, não gosta de axé, não sabe dançar e não entende nada de escolas de samba. Mas se diz um apreciador da cultura. Vai aos desfiles de blocos, apurações, apenas para sentir o clima. É um farrista disfarçado de intelectual.

Postura 2: ligado nas raízes

Uma pessoa que acha que o carnaval se transformou num evento mercadológico frustrante, cuja verdadeira essência foi deturpada por interesses televisivos de grandes corporações multinacionais. Aproveita o carnaval para freqüentar rodas de samba e se diz um grande apreciador de Alcione. Estuda ciências sociais.

Postura 3: intelectual distante

Você também não gosta de samba, axé e tudo o mais. Também acha que o carnaval é um evento mercadológico. Por conta disso, você faz de tudo para que as pessoas saibam que você odeia o carnaval e sente prazer com isso. Dedica o carnaval para a leitura de Focault.

Postura 4: autista

O sujeito que não sabe que é carnaval. Não sabe o que é o carnaval. Fica em casa conversando com um abajur chamado Albert.

Postura 5: É carnaval! Vale Tudo!

O indivíduo que acredita que, por ser carnaval, não existem leis. Vale tudo. Você pode ser crente, punk ou skinhead, não importa. No carnaval você parte para o abate agarrando qualquer mulher que ouse profanar o seu caminho e pisar no sacrossanto solo no qual você pisa. Bebe todas, chega em rodas de conversa gritando e é admirado pelos amigos que o consideram um exemplo de como aproveitar a vida. Depois volta para sua rotina de sempre, só que com mononucleose.

Postura 6: sigo minha vida como sempre

O Carnaval não muda nada em sua vida. Você segue como sempre, com suas duas companhias preferidas. A tristeza e a solidão.

Postura 7: Alternativa

Aproveita que é carnaval e todo mundo está vendo aquelas besteiras de desfiles e abadás e vai a shows de rock. Provavelmente o único show de rock que você vai no ano, com bandas que você nunca escutou. Apenas pelo prazer de ser do contra. Provável que você coma carne vermelha na sexta-feira santa.

Postura 8: Viva o Feriado

Não importa o motivo. Se Jesus nasceu, morreu, ressuscitou, subiu aos céus ou multiplicou os peixes. É feriado! Aproveita a data para viajar, conhecer cachoeiras, riachos, montanhas e pegar congestionamentos monstruosos nas estradas.

Postura 9: Me Divirto na TV

Você não gosta de samba, axé e tudo o mais. E também não gosta de sair de casa. Você então, se diverte na frente da TV. Gosta de assistir os desfiles das escolas de samba e palpitar nas favoritas. Assiste a apuração com tensão no coração e vibra quando sua predileta ganha. Gosta da alegria do povo nos trios elétricos entende todos os significados dos circuitos barra-ondina-e-o-caralho. Também acha divertido ver a entrada do Gala gay. Sua única decepção é que o Cine Prive não é transmitido.

E você? Como você é? A melhor resposta ganha um abadá do Cão Leproso.

Comentários

Gressana disse…
Postura 10: O louco
Você decide ir a uma cidade do interior quase inacessível onde o carnaval acontece em uma pracinha, que durante o dia toca Crazy Frog o dia inteiro. Você vive a emoção da possibilidade de ser baleado ou esfaqueado em um dos bares da cidade.