Internet Indireta

O Twitter. A rede social que mais cresce no mundo com os seus 278189201 usuários. Você clica em um botão e passa a seguir as pessoas diretamente. Não precisa de intermediários e na maioria dos casos não precisa de permissões. Afinal, quem está no Twitter é para se molhar. Digo, para ser seguido.

Todo esse parágrafo está aí, apenas porque eu não podia ir direto ao assunto. Quando você começa a seguir uma pessoa, ela logo aparece diretamente na sua timeline dando indiretas. O twitter é uma rede social baseada em indiretas. Preste atenção na sua timeline neste exato momento. Perceba que ela está recheada de indiretas. Pessoas desabafando suas frustrações sem citar os nomes.

Você me pergunta então: qual é o problema disso? Vou tentar explicar.

Uma vez que uma mensagem é indireta, é impossível diagnosticar corretamente para quem ela é direcionada. E as outras pessoas podem pensar que essa indireta é para ela. Cedo ou tarde, isso pode acontecer com você. Porque existe a possibilidade de que você tenha feito alguma coisa que é criticada indiretamente por outra pessoa. Ou que possa dar margem a essa interpretação. Uma coincidência. Ou não.

Você pensa: “como é que ela soube disso? Como é que essa informação escapou?”. É como quando você lê alguém reclamando de pessoas que defecam no trabalho e entopem a privada. Você se lembra que isso aconteceu três dias atrás com você. Mas ninguém viu. Como descobriram que foi você? Como essa informação chegou a essa pessoa que não trabalha com você e que agora, por algum motivo desconhecido, resolve mostrar todo o desprezo que ela nutre por você através dessa indireta.

É claro que você não fará isso, mas você poderia perguntar: “você está falando de mim?”. Isso não dá certo por alguns motivos. Primeiro, porque você estaria se auto-incriminando e confessando que sim, você entupiu a privada. E depois, porque existe uma boa chance de que a indireta realmente não seja para você. E acredite, provavelmente outras pessoas se perguntaram a mesma coisa. Outras pessoas devem ter feito o ato entupitório.

Fora isso, nenhuma pessoa jamais revelaria a vitima de sua indireta. Porque assim, ela deixaria de ser uma indireta e passaria a ser uma direta, entende?

É difícil falar que as pessoas estão dando indiretas, porque você fala indiretamente sobre isso. Você nunca diz “fulano está dando indiretas”. Ou melhor, você diz justamente que um “fulano” evasivo e anônimo está fazendo isso. O nome do Carlos, que é quem está fazendo isso, nunca é citado. Então, dizer que alguém faz indiretas acaba sendo também uma indireta. E então, você acaba fazendo aquilo que crítica.

Fora isso, pegue um papel e escreva
INTERNET
INDIRETA
Perceba a fantástica simetria entre as palavras. Fascinante.

Comentários

Carlos disse…
Quem você acha que é pra me acusar de fazer indiretas?
Gressana disse…
Ao menos ele foi direto.
Ao contrário de certas pessoas.