Concurso Cultural

Época de Copa do Mundo é sempre assim. Lá está o Faustão, sorteando um carro, uma casa, comida e roupa lavada. Um caminhão de prêmios ou simplesmente um caminhão. Basta enviar um SMS para um número tal, respondendo uma pergunta super difícil.

Antigamente, bastava mandar uma carta para tal rua no tal CEP que você concorria. Mas foi proibido. Ninguém pode ganhar nada tão facilmente assim. Então, criou-se a idéia dos concursos culturais. Você tem que mandar 10 códigos de barra de produtos Nestlé e responder a pergunta: “quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo”. Ainda dão as opções. Nenhuma vez? Cinco vezes? Ou 140 vezes? Pense um pouco que você deverá saber.

Hoje nós temos esse sistema de sorteios eletrônicos, em que o nome do sorteado já aparece na tela. Mas antes, antes era muito mais legal. O Faustão era mais gordo, não usava roupas coloridas e todas as cartas ficavam numa piscina. As assistentes entravam lá dentro e jogavam as cartas para cima. E as cartas subiam, subiam e o Faustão pegava uma. Geralmente daqueles envelopes com as bordas verdes e amarelas. Dizia que a Dona Maria da Conceição de Nova Xavantina havia ganhado o prêmio, parabéns Dona Maria.

Aquela piscina de cartas era um sonho. Era como uma versão alternativa das piscinas de bolinhas. Muitas pessoas tinham o estranho fetiche por piscinas de cartas. Sonhavam em mergulhar naquele mar de cartas e jogar, jogar, jogar as cartas para cima. Ainda mais se você fizer isso com o seu corpo envolto em geléia de damasco.

Mas bem, acho que isso não é bem um concurso cultural. É uma promoção que atende a legislação com a sua pergunta super complicada. Os concursos culturais mesmo são aqueles do tipo:

“Promoção, Madrid é logo ali: entre no site, leia o regulamento e participe. Você deve responder a pergunta ‘porque eu mereço ir para Madrid’ até o dia 7 de fevereiro. A melhor resposta ganha uma viagem de 8 dias para Madrid, com tudo pago e direito a um acompanhante”.

As promoções sempre têm nomes idiotas. Que sugerem rimas, ou uma participação no evento. Se a promoção é para assistir a um jogo de futebol, o nome sugere que você será um protagonista da partida. Se for para assistir um show, você é uma estrela da mesma importância do Paul McCartney. Você não irá lá para assistir, e sim para ser assistido. E a pergunta tem haver com isso. Porque você merece ser mais uma estrela na platéia? Porque você merece ser mais um craque no gramado?

Eu nunca imagino como deve ser a resposta para uma pergunta dessa. A resposta só pode ser idiota. “Eu devo ser mais um craque em Madrid porque mereço...” argh. Me dá nojo só de pensar em uma resposta. Talvez seja mais fácil quando você tem oito anos. Para quem você escreveria uma canção? Não sei, não sei. Para fazer esse post li diversas perguntas e resultados de Concursos Culturais Brasil Afora. Me senti mal com todos. Senti vergonha por todas as respostas. Preferia cometer suicídio a ter que escrever algo como: não, eu não consigo nem reproduzir as frases. Procurem no Google por “Resultado Concurso Cultural” e tenham o desprazer por conta própria.

E, por incrível que pareça, existem pessoas especializadas em ganhar esses concursos. Que já foram autoras da melhor resposta uma dezena de vezes. Talvez sejam publicitários ou vendedores de cartão de crédito, pessoas com alto poder de convencimento.

Para pioras, as pessoas tendem as rimas fáceis. Aquelas rimas terminas em “ão” ou em ordem indireta, para conseguir rimar os verbos. Algo como: “Em Madrid sei o que vou fazer/Com muita força irei torcer/ E demonstrar minha paixão/Viverei toda a emoção”. Não, não dá.


Participe da Promção Cultural Blog CH3 – Pai Jorginho e Eu. Responda “Para quem eu gostaria de prever o futuro” e concorra a uma camiseta do blog e um almoço com o seu membro do CH3 favorito, na casa de Pai Jorginho de Ogum. A melhor resposta ganha uma viagem para Paranatinga.

Comentários

Zoi de Tandera disse…
Era só lá em casa ou todas as mães de todas as famílias brasileiras tinham o estranho costume de guardar a caixa da pasta de dente "pra quando desse o concurso do Faustão de novo"?