Biografia em frente e verso

Ao que parece, há um filme sobre Justin Bieber nos cinemas. Na verdade, eu já pesquisei que sim, esse filme existe e está em cartaz no Cinema do Shopping Três Américas, em 3D. São 105 minutos de duração em 4 horários espalhados por toda a tarde. No entanto, prefiro dizer aqui que esses são rumores que eu não averigüei. Para parecer que eu sou deslocado. É meio cool ser desinformado. E, além disso, eu teria a obrigação de não saber disso. Mas o que eu posso fazer? Tenho Twitter e quem está lá não consegue escapar das informações desinteressantes.

Isso me faz lembrar que recentemente (creio que recentemente, não faz tanto tempo que esse moleque surgiu) foi lançada uma biografia sobre o astro adolescente, ótimo para trocadilhos marotos como “Just a Biba”. Aliás, não apenas uma mas, várias biografias sobre Bieber.

Tenho algumas biografias aqui em casa. A maior parte, livros de jornalistas para a faculdade. A fantástica história de Samuel Weiner nascido na misteriosa Bessarábia e sua saga de maior jornalista da história. Os azares de Ricardo Kotscho e a bíblia sobre Assis Chateaubriand. Pessoas que bem ou mal, tiveram sua história. Fundaram jornais, comandaram grandes empresas, presenciaram momentos históricos – por mais que você talvez nem saiba e não se interesse por eles.

Justin Bieber não tem 17 anos ainda. Com essa idade, ele não pode dirigir, mal começou a votar, não pode beber álcool e tem que mentir a idade para visitar sites pornôs. O que alguém poderia ter vivido nesse tempo? Eu com 23 anos não teria 30 páginas para escrever sobre minha vida.

Ok, ele é um astro, que vende muitos discos e eu provavelmente sou invejoso porque nunca vou conseguir o que ele tem, e antes de criticá-lo eu deveria superá-lo. Mas, antes de qualquer coisa, uma biografia de Justin Bieber nesse momento é uma introdução. Bem, talvez ele morra amanhã e aí sim o livro estaria completo. É uma obra incompleta, que teria que ser atualizada durante mais uns 50 anos. Por enquanto, só serve para ganhar dinheiro. Mas o momento tem que ser aproveitado.

É claro. Porque, ninguém saberá dos próximos 50 anos de Justin Bieber. Em no máximo 10 ele estará esquecido pela multidão de fãs histéricas que cantam seus refrões criativos. Daqui a 20 anos, é provável que ele esteja fazendo shows em Cuiabá, com abertura do Capital Inicial que terá o seu vocalista Dinho Ouro Preto com 70 anos e ainda cantando sem camisa.

Entre as principais obras sobre a vivência de Bieber está “Justin Bieber – Primeiro passo para a eternidade: minha história”. Um título presunçoso. A outra é uma biografia não-autorizada. Creio que o próprio personagem da história, autoriza uma biografia não-autorizada, apenas para ganhar dinheiro. Esse selo “não-autorizado” dá idéia de que muitas coisas serão reveladas a revelia do sujeito. Mas, o que poderia ser não-autorizado por Bieber? Que ele fez xixi na cama até os 12 anos? Que escondeu o boletim da mãe quando tirou nota baixa em matemática? Que aos 15 anos ele bebeu numa festa da turma e vomitou? Que ele gosta de garotos (sempre tão espertos, perto de uma mulher)?

(NE: Creio que chegará o dia em que haverá autobiografias não-autorizadas)

Lembro quando a um tempo atrás, a cada ano era lançada uma nova biografia de David Beckham e aquilo me intrigava. O que ele tem tanto a falar em um ano? Os sorvetes que comeu? Para mim, biografias deveriam ser de pessoas que estão morrendo, talvez completando datas especiais – 50 anos, 20 anos num cargo importantes, que foi presidente do Brasil. Sua trajetória de vida e tudo o que tem para contar. Uma pessoa relevante. Alguém que tem sua vida exposta há 40 anos e é um sobrevivente, como Keith Richards (afinal, ele já deveria ter morrido uma dezena de vezes).

Mas o mercado editorial de livros, cada vez mais decadente, arruma motivo para lançar livros. Um time ganha um título e o livro está nas prateleiras no dia seguinte. Imagino que o próximo passo será o lançamento da biografia da Menina Maisa. “Maisa – Verdades em 7 anos”.

Comentários

Adérito Schneider disse…
Quando vai sair a biografia do Cão Leproso?
Guilherme disse…
Ele já tem o livro pronto na cabeça. Só tá encontrando problemas pra escrever. É um cara muito personalista, sabe.
Thiago disse…
Esse Bustin Bieber é um bosta, não tem metade do talento de Jordy, aquele sim foi um astro de verdade!!!