A Novela Ronaldinho Gaúcho

Ele não cria assassinatos misteriosos como Silvio Abreu e tampouco sabe ambientar histórias em um Leblon imaginário, como Manoel Carlos. Mas, Assis, o irmão de Ronaldinho Gaúcho tem se transformado no maior noveleiro da atualidade brasileira. Criando situações de constante mistério, futuro indefinido e conflitos financeiros, ele transformou a volta de seu irmão ao país em uma nova versão de “O Direito de Nascer”.

O Direito de Nascer foi uma telenovela da TV Tupi, que sempre é injustamente citada como a mais longa novela da história. Ela durou apenas nove meses. A verdadeira recordista é Redenção, da TV Excelsior, com 2 anos. Lógico que o caso de Ronaldinho Gaúcho não tem durado tanto assim, e está ainda mais longe da duração das novelas americanas, que duram anos. Personagens nascem, crescem, se reproduzem e morrem diante dos seus espectadores. Mas é um caso tão chato quanto uma novela.

A apresentação principal do personagem poderia ser algo como: “Ronaldo é um habilidoso jogador de futebol que deixou o país de maneira conturbada em 2001. Dez anos depois ele quer voltar ao país e tem a difícil missão de escolher o melhor caminho”.

Enfim, depois de anos de sucesso, Ronaldinho Gaúcho se cansou de jogar futebol e quer apenas encher a bunda de dinheiro. Ninguém agüentava mais isso na Itália e ele resolve voltar para o Brasil. Vários times brasileiros se empolgam com a possibilidade de contar com ele no time. Sonham com as jogadas que o fizeram ser o melhor jogador do mundo. Propostas são feitas, salários superiores a um milhão por mês.

Vendo o interesse múltiplo, seu ganancioso irmão Assis passa a fazer um leilão pelo jogador. Leva quem pagar mais. Depois de o caso se arrastar por semanas, Palmeiras, Grêmio e Flamengo se mostram como os principais pretendentes a conquistar a mão de Ronaldinho. A cena final seria no Copacabana Palace, onde em uma entrevista coletiva Ronaldinho anunciaria o seu futuro. E então foi feito o anúncio: a negociação começaria apenas a partir daquele momento. É como se no casamento que marca todo último capítulo de novela, o padre anunciasse “calma gente, a novela está só começando”.

Revolta. A vontade era de mandar Ronaldinho e seu irmão para a puta que o pariu. Tal qual a novela, que muda a índole de seus personagens de acordo com a reação dos espectadores, Assis resolveu que ainda poderia ter mais audiência com a sua história.

E o que acontecerá nos próximos capítulos? Em um momento contigo, desvendamos a história.

Na semana que vem, Assis almoçará com os pretendentes. Todos os dias. Como resultado disso, ele irá engordar cerca de seis quilos.

Em uma entrevista coletiva, Ronaldinho define que desfilará no carnaval pela Unidos da Tijuca, dando sinais de que irá morar no Rio de Janeiro.

Na seqüência, Ronaldinho monta, ele próprio, uma churrascaria, para abrigar os almoços de negócios do seu irmão. Ronaldinho engorda 10 quilos. Seu desfile na Unidos da Tijuca é cancelado, mas ele é eleito Rei Momo.

No final, a causa de tanta fome será revelada: ele está grávido de Arnold Schwarzenegger, com quem se casará no estádio do Gramado Olímpico durante o último episódio, se retirando do futebol para começar uma nova vida doméstica. Andará pelo horizonte, com um som de saxofone. Em uma imagem desfocada de uma bola de futebol, os letreiros sobem e o Maestro João Carlos Martins conduz uma orquestra tocando Chopin.

Claro. Há ainda a possibilidade de que o Ministro Gilmar Mendes decida que o presidente Lula é que tem que definir o destino de Ronaldinho Gaúcho. Quem sabe o Milan aceite cedê-lo de graça, em troca de Cesare Battisti.

Comentários