Pobres Coitados

Você é um cidadão normal do dia-a-dia. Já assistiu Titanic. Faz miojo quando tem preguiça de cozinhar. Você saí para trabalhar, assobiando mais uma canção pop que você escutou no dia anterior e ficou presa na sua cabeça. Mais um dia normal na sua vida. Sim, muito provável que seja mais um dia de merda, maçante, cansativo, uma rotina chata. E você, pra variar, fica preso no congestionamento.

Chato. Mas, vai ficar pior. Um policial mostrará um distintivo para você, fará você parar o carro, te jogará no meio da sua rua e arrancará com o seu carro. Como num passe de mágica, ele conseguirá escapar do congestionamento e você ficará no meio da rua, correndo o risco de ser atropelado. O policial irá salvar o dia, detendo um perigoso criminoso, graças ao seu carro. Só que o mesmo ficará destruído. Rodas quebradas, portas amassadas. Você vai ter um gasto de mais de 5 mil reais pra consertar tudo. E quem disse que o Estado irá te ajudar? O seguro não vai querer te ajudar, porque o dano foi feito enquanto o carro era dirigido por um terceiro. Você é um pobre coitado.

O Coitado, é aquele que sofre um coito, o passivo no caso. E é o que acontece com o cidadão desse exemplo, mesmo que não literalmente (aliás, o mau uso do “literalmente” seria assunto para um outro post). Enquanto o policial recebe as glórias de ter parado um maníaco homicida, o coitado estará indo para o serviço de ônibus, recebendo bronca do chefe pelo atraso e correndo o risco de ser demitido.

Esses pobres coitados sempre me chamaram a atenção. Esses cidadãos, honestos, cumpridores dos seus deveres, que tem seus carros interceptados por bandidos em fuga, ou policiais em perseguição. Ou então, o veículo pode ser simplesmente abalroado impunemente por um dos dois. Cidadãos que tem seu comércio destruído em tiroteios. Que tem seus apartamentos destruídos por bonecos de lama gigante que foram atingidos pelo Megazord. Suas calçadas destruídas pelo Godzilla.

Eu pergunto: você prefere que um terrorista perigoso seja preso, ou que o seu carro permaneça inteiro? Não tenho dúvidas de que você prefere o seu carro. Porque o King Kong tinha que se pendurar justamente na janela do meu apartamento? Porque raios os extraterrestres jogaram um raio aniquilador na minha calçada? Porra meteoro! Foi cair no meu jardim de Azaléias!

Claro, seria muito mais fácil caso você não morasse nos Estados Unidos, visto que tragédias naturais, invasões alienígenas e ataques de monstros ensandecidos costumam a acontecer apenas nos States, preferencialmente em Nova Iorque, naquela rua mais movimentada deles, que eu não vou me lembrar o nome. Mas aqui no Brasil, você não está a salvo de traficantes incendiários. Até na Índia, você pode ser vítima de uma vaca, e a seguradora julgaria isso como um ato de Deus, não coberto por Seguro.

É preciso que a sociedade faça algo por esses pobres coitados. É preciso criar um fundo de amparo as vítimas das tragédias sobrenaturais. Para que você não corra o risco de ter o seu carro destruído por conta de uma briga provocada por um Homem de Ferro embriagado.

Comentários

Gressana disse…
Eu sempre penso nos pobres coitados que tem seus pertences destruídos, quando leio HQs.
Tudo sempre é feito pelo bem maior, mas o seu bem fica no maior estrago.