A Arte de Pechinchar

Me quedou uma dúvida quando comecei a escrever esta postagem. Se eu devia tratar a pechincha como uma arte, ou se eu deveria enquadrar o pechinchador como uma pessoa constrangedora. Por mais que esse tipo de cidadão seja realmente constrangedor, ele não pode ser facilmente dividido em categorias. Por isso, escolhi a arte. Sim, várias artes não agradam as massas.

- E então, rola um desconto?
- 10% a vista.
- Não dá pra parcelar com esse desconto?
- Não.
- E se eu der uma entrada e o resto pra daqui a 30 dias?
- Não senhor.
- Hmm, tá. Mas você pode segurar o cheque até o dia 20?
- Tudo bem.
- E o que eu ganho de brinde pelo preço que eu to pagando? Não rola um abridor de latas, um porta guardanapos?
- Posso ver com meu superior.
- Hmm... preenchi o cheque aqui errado. Coloquei 80 ao invés de 90. Tudo bem?

Existem vários motivos que levam uma pessoa a pechinchar. Pode ser só pela sacanagem. Poder ser uma doença, daquelas incontroláveis que levam a pessoa a cometer atos extremos e precisam ser tratados com remédio. E existem também aqueles que pechinchas apenas pelo prazer, os verdadeiros artistas. Para ele, a poesia está em travar a batalha textual de valores.
- Quanto ta essa cadeira?
- 250.
- Faz por 200?
- Faço.
- Como assim?
- Ué, faço.
- Isso não ta certo. Você devia dizer que fazia por 230, então eu pedia 210. No final a gente se acertava ali por 220.
- Mas eu faço por 200.
- Então não quero.

No fundo, o que todo pechinchador quer é vencer pela insistência. No fundo é uma forma de subjugar o seu oponente. Mostrar que você foi mais forte. Freud já colocaria que há um que de sexualidade nessa subjugação.

Para pechinchar você precisa de muita prática. Destreza na escolha das palavras e valores. Muita insistência. Cara-de-pau para aceitar as negativas e continuar insistindo. Paciência. Paz no coração e não ter medo da morte. Qualquer pessoa normal desistiria depois de uma ou duas negativas. O pechinchador não. Por isso, pechinchar é uma arte.

Digna de livros, palestras com Max Gehringer, workshops. É preciso muito treino para se tornar um pechinchador fluente. E então conquistar o mundo. Afinal, dizem que até Jesus foi vítima de uma pechincha.

- Então, eu vou transformar a água em suco de tâmaras.
- Pô, Jesus! Suco de tâmara! Faz algo melhor aí, um champagne, quem sabe.
- Não. Suco de Laranja!
- Ah Jesus, faz pelo menos um vinhozinho aí!
- Tá bom.
- Po, aproveita ai e multiplica o vinho o pão e o peixe.
- Nem pensar.
- Ah, pelo menos o pão e o peixe, vai!

Comentários