Pessoa Errada

Já abordamos neste espaço a questão metafísica, discutida pelo filósofo contemporâneo Alexandre Pires, nos versos da Canção “Depois do Prazer”. Talvez influenciado por essa escola do pensamento, Chrigor do Exaltasamba, discutia temas parecidos – mas com uma ótica diferente. “Eu me apaixonei pela pessoa errada”. E ninguém sabia o quanto ele estava sofrendo.

É um tema complexo. Como pode alguém ter se apaixonado pela pessoa errada? Como pode aquela pessoa, aquele indivíduo ser um sujeito errado? Toda pessoa é uma pessoa e corresponde a apenas uma pessoa. De um ponto de vista lógico, se você é você, logo você não pode ser outra pessoa. E sendo você, você, você é apenas você e conseqüentemente a pessoa certa, quando falamos de você. Se falarmos de ele, você será a pessoa errada nessa linha de correspondência.

A única possibilidade aceitável é que Chrigor tenha se apaixonado por Marcinha, ou Carlos, imaginando que ele(a) fosse a Sheila Mello¹.

Devemos também distinguir “Pessoa Errada” de “Pessoa Errante”. Os errantes são aqueles que gostam de frases prontas sobre a falibilidade humana para justificar seus erros. Sabe, aquela pessoa que diz um óbvio “Se nem Jesus agradou a todos” como se fosse uma novidade. Geralmente essas pessoas tem “errar é humano” como lema, gostam de escutar “Deixa a vida me levar” e tatuam Carpe Diem na nuca.

“Acho que estou falando com a pessoa errada”. Uma frase que pode ser dura, de alento ou menosprezo, dependendo do momento.

Pode ser uma constatação alentadora e salvadora quando se trata de um engano. Tanto no momento em que a pessoa insiste em ligar no seu celular pra falar com a Valérya. Ou quando você está sendo torturado pela polícia, porque acham que você é comunista. O engano é percebido e dizem “desculpa, pessoa errada”. Pode acontecer na rua também, quando algum maluco esquizofrênico resolve jurar que você é o Marcelo que estudou com ele na terceira série. E que vocês jogavam videogame juntos, aprontavam alta confusão. Não adianta você dizer que ele está falando com a pessoa errada. Ele não vai desistir.

Você pode também não ser considerado a pessoa certa para realizar um certo ato. Pode ser bem ruim quando o seu chefe concluí isso e escolhe o safado do Carlos para ganhar uma promoção. Ou quando sua namorada concluí que você é a pessoa errada para ela e resolve te trocar por aquele homem de Neandertal que fazia academia junto com você. Nesses casos, descobrir que você é a pessoa errada pode te levar ao suicídio.

¹Note que essa situação é hipotética. Não existem provas que essas sejam as pessoas certas para esse exemplo.

Comentários