Coisas Inúteis

O ser humano e a sua eterna vontade de inventar e descobrir coisas. Quando entrei na universidade, este era o tema da minha redação. Sendo que ainda seria preciso relacionar esse tema com uma colagem de fotos que mostrava, entre outros, o Darth Vader, o Frodo, o Maracanã e as Caravelas de Cabral. O resultado foi desastroso, minha nota foi pífia. Ainda bem que eu fui bem no resto da prova. Traço a partir daí, um paralelo para o tema do post: coisas inúteis.

A discagem por voz dos celulares. Quer coisa mais inútil? Você aciona a discagem e diz “Roberto”. O telefone dirá “você quis dizer Roberto?” e você confirmará “sim”. Só que são grandes as chances de que o telefone de pergunte “você quis dizer Epaminondas?”. E que você precise de três tentativas para confirmar as suas intenções.

Seria muito mais fácil que você buscasse na sua agenda. E muito mais rápido se você digitasse o 9189-1290 do Roberto. A função de discagem de voz serve basicamente para duas coisas: 1) Fazer você perder horas tentando configurar a função, quando compra o celular e; 2) Ter a vã tentativa de se exibir para os seus amigos com o seu celular moderno.

Temos também as canetas que dão choque. Que se juntam as canetas espiãs, as canetas que soltam tinta, as canetas-isqueiro e toda e qualquer caneta que não se disponha a principal função de uma caneta: escrever. Canetas não foram feitas para dar choque nas pessoas, para acender cigarros.

Essas canetas só servem para você sacanear seus amigos. Emprestar a caneta pra pessoa e a pessoa tomar um choque. Alguém falar “precisava de um isqueiro” e a você mostra lá a sua caneta. Pra piorar, você vai usá-la por pouco tempo. A tinta é pouca, o gás é pouco. Tudo é pouco.

E as chaves canivetes? Até hoje eu não entendi o que é uma maldita chave-canivete. Mas sempre tem os dois engraçadões de uma propaganda da Volkswagen que oferecem a chave-canivete como um dos mais fantásticos itens de série do carro, ao lado de rodas de liga leve, ar-condicionado, direção hidráulica, sensor de estacionamento, heliporto embutido.

E o Emmerson Nogueira? Ele ganha a vida fazendo música de praça de alimentação de shopping. E pior! Ele faz shows assim para duas mil pessoas. Seria muito melhor você ir ali num shopping qualquer, pagar 12 reais num Big Mac e escutar a apresentação. Sendo que a maioria das pessoas pagaria para não escutar.

E para terminar essa breve lista de quase tudo que é inútil, cito o Clube Atlético Mineiro. Imaginem um time que ganhou o primeiro campeonato brasileiro – e só. Que enfrenta seu maior rival na final do campeonato estadual e perde por 5x0. No ano seguinte, tem a possibilidade da revanche e perde novamente por 5x0. Sim, inútil.

Levy Fidélix, Xaveco... Listem as inutilidades.

Comentários