Conselheiros

“Se conselho fosse bom, ninguém dava de graça”Anônimo frasista

O filme era aquele dos 300 de Esparta. Um filme de teor duvidoso com a duvidosa participação de Rodrigo Santoro no papel de um travesti gigante. Entre muitas mutilações, fraturas expostas, traições e homens se matando havia uma cena curiosa.

Antes de decidir que iria participar de uma guerra suicida contra outro exército, o rei Leônidas pedia a opinião dos conselheiros de Esparta. Um bando de velhos que ficavam tomando chá alucinógeno e sacaneando os mais novos. O que foi que eles disseram, eu não me lembro. E nem sei se essa cena realmente aconteceu. Eu só estava precisando de uma abertura para o texto e considerei a hipótese de utilizar esse gancho, mesmo que forçado.

Porque eu estou aqui para falar sobre os conselhos. E quer um conselho? Tudo bem, eu não tinha nada pra falar mesmo.

Então, falemos da frase que esta lá em cima. Não, não estou falando de “Compartilhar – Denunciar abuso” e etc. É a frase que abre o texto, em itálico. Pois essa frase é uma mentira porque:
1) Nem tudo que é dado de graça é ruim.
2) Nem tudo que é ruim é dado de graça.
3) Nem tudo que é pago, é bom.
4 Nem tudo que é bom, é pago.

Os conselhos inclusos. Substitua o termo “nem tudo” das frases enumeradas por “nem todo o conselho”. E teremos nossos exemplos concluídos. E, além disso, existem pessoas que ganham a vida vendendo conselhos. O mercado de aconselhamento está crescendo no mundo inteiro. Especialistas de Wall Street considera que a bolha dos conselheiros será a próxima a explodir. Por isso, se quiser um conselho, peça ao seu vizinho, é esse meu conselho.

O conselheiro é alguém que, em tese, irá ajudar você a enxergar melhor os caminhos tortuosos da sua vida. Ira te ensinar a se desviar das pedras que hão de existir no meio do caminho. Das pedras que no meio do caminho hão de existir. Das pedras que do caminho, o meio, de existir hão.

É um mercado complicado e com diversas especialidades. Expliquemos algumas delas.

Conselheiro Espiritual: Sem dúvida é o mais legal de todos. Porque dá uma áurea de sobrenatural, de algo divino. Uma coisa do fundo da alma, aquele que tem a sabedoria universal. Conhecerá você por dentro, tal qual um tubo de endoscopia.

Conselheiro Vocacional: Você não sabe o que fazer da vida? O conselheiro vocacional fará um teste com você e te dirá que você deve ser um:
- Engenheiro.
- Pedreiro.
- Limpador de vaso sanitário.
- Fazer test-drive de vibradores tamanho GG.
Se ele não chegar a nenhuma conclusão, dirá que você tem que fazer Administração.

Conselheiro Sentimental: Ele te dirá se você tem, ou não, que pegar a pessoa que você imagina. Se ele for bom, saberá uns três sonetos de Vinícius. Cão Leproso é um ótimo conselheiro sentimental. Ele sempre diz: “vai lá e agarra ela”. Pode fazer as vezes de um Kama Sutra ambulante.

Conselho Regional de Medicina: Eles decidem se tal médico é um filho da puta que tem que ser banido da profissão e escorraçado do planeta.

Ombudsman: Não é bem um conselheiro, mas é como se fosse um para o mundo dos jornalistas. Ele diz publicamente todas as merdas que o jornal anda fazendo. Se você tivesse um ombudsman em sua vida ele te diria.
- Que camisa horrível!
- Você tá gordo!
- Pegue menos comida!
- Corta o cabelo que nem homem!

O CH3 está inaugurando um serviço de aconselhamento para vida, agora. Mande suas dúvidas para chtres@gmail.com e mude sua vida, para melhor.

Comentários