Guia CH3 – Como Tocar Violão

O violão é um instrumento musical. Ou seja, um objeto utilizado para produzir música. Será mais difícil tentar definir o que é música. O formato do violão lembra em muito o número 8, só que com um espeto na parte de cima. Como se sabe, o número 8 é o número mais sensual do planeta, com suas formas arredondadas, entrelaçadas e infinitas.

Por conta desta sensualidade, o violão é muitas vezes utilizado como ponto de comparação ao corpo feminino. “A mulher tem um corpo de violão”, ou seja, gostosa.

Violões e mulheres têm uma ligação bem íntima. É quase um consenso de que o inventor do violão, apenas o inventou para fazer sucessos com as mulheres. Sua primeira composição tinha o nome de uma namorada. Por conta disso, ao longo dos séculos, milhares de jovens têm tentado aprender a arte de tocar um violão. Pode parecer simples, mas não é.

Ou melhor, tocar um violão é simples. Basta ir a uma loja de instrumentos musicais, ver um violão e levar os seus dedos ao encontro da superfície do violão. Pronto, você terá tocado. Se preferir, você pode ir à casa de um amigo que tenha um. Agora, se você quiser tocar o seu violão, você precisará ter um pra chamar de seu.

Você pode roubar um, o que é difícil, porque é difícil esconder um violão e até mesmo sair correndo com um em suas costas. Uma vez que isso é uma contravenção, que pode resultar em cadeia, recomendamos que você compre um violão. Para isso você precisará ter dinheiro – existem diversas formas de arrumar dinheiro, algumas são mais legais outras nem tanto.

Uma vez que você tenha dinheiro, basta ir comprar o seu violão na loja de instrumentos musicais. Procure onde ela fica na lista telefônica, ou na internet. Peça indicação a algum amigo. Escolha o modelo que cabe ao seu orçamento e efetue o pagamento. Volte com o violão para sua casa, se você tiver uma.

Agora você precisará aprender a fazer música com ele. Aí é complicado. Você comprará livrinhos, entrará na internet, mas de nada vai funcionar. Você achará chato e logo pensará que jamais vai aprender. É preciso disciplina, exercícios diários. Contrate um bom professor e pratique. E mesmo assim, o chato é que se você não tiver talento, você realmente não vai conseguir fazer nada demais.

Mas talvez, consiga o básico para tocar More Than Words, duas ou três do Djavan, Jota Quest e outras que te satisfaçam no seu objetivo inicial.


Ou, quem sabe, você pode virar um gênio. Um ás da guitarra, personagem do Guitar Hero. Começar a tocar outros instrumentos, baixo, piano, saxofone, gaita de foles. Quando você se tornar um ícone multimidiático, se lembre de nós.

Comentários

Adérito Schneider disse…
Hahahaha! Todo mundo que eu conheço tentou aprender a tocar violão. A maioria sem sucesso. Inclusive eu. Droga!
Thiago disse…
Não tem como não querer aprender, nas escola sempre tem aquele cara tocando no corredor e as meninas pagando pau.