Guia CH3 da Copa 2010 – Quarta Parte

GRUPO G
O Grupo do Brasil é quase um grupo da morte. Costa do Marfim e Portugal são adversários fortes, mas a Coréia do Norte estraga tudo.

BRASIL: Haja coração amigo. O Brasil é o time que tem o trabalho mais consistente nos últimos quatro anos, período no qual desenvolveu um forte contra-ataque e uma dificuldade crônica em furar retrancas. Mas, o seu principal problema é o técnico Dunga. Figura antipática, que faz com que os méritos da equipe não sejam reconhecidos e comparações injustas sejam feitas. Outro problema é o estado físico de alguns jogadores. Kaká, Luis Fabiano e Juan vem de uma série de contusões.
Time Base: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva e Felipe Melo; Elano, Kaká e Robinho; Luis Fabiano. T: Dunga
Ponto Forte: Tem, provavelmente, a melhor defesa do mundo.
Ponto Fraco: Felipe Melo.
Se faça de entendido: “O Dunga é um retranqueiro. Podemos esperar um futebol horrível tal qual o de 1994. Mas futebol bonito não ganha”.
Seja engraçadão: “Esse Dunga é um Zangado!”.

CORÉIA DO NORTE: Ninguém sabe ao certo como a Coréia do Norte chega a competição. É uma seleção tão fechada quanto o seu país. Os jogadores são acompanhados por assessores até no banheiro. O esquema de jogo também é fechado, o time deve apostar numa retranca militar. E é aquilo, se a Coréia do Sul já é ruim, imagine a do Norte.
Time Base: Ri Myong-Guk; Cha Jong-Hoyk, Ri Kwang-Chon, Ri Jum-Il e Park Chol-Jim; Pak Nam-Chol; Ji Yum-Nam, Ahn Young-Hak e Mun In-Guk; Hong Yong-Jo e Jong Tae-se. T: Kim Jong-Hun
Ponto Forte: Jong Tae-se, conhecido como Rooney asiático.
Ponto Fraco: Ninguém tem certeza, ainda.
Se faça de entendido: “É uma seleção misteriosa, um time que joga num regime fechado. Se eles perderem, podem ser torturados”.
Seja engraçadão: “Aposto que eles trocam o time todo no intervalo e ninguém percebe”.

COSTA DO MARFIM: No papel os marfinenses têm um timaço. Jogadores que atuam com destaque em grandes clubes europeus. Mas, o principal deles, Didier Drogba, está fora do jogo de estréia. No entanto, o principal problema da equipe está no conflito de egos. Cada um acha que é o craque do time. Eles também discutem quem é o jogador mais bonito da da equipe e assim o time não rende. Espere por muitas dancinhas nas comemorações.
Time Base: Barry; Eboué, Kolo Touré, Siaka Tiené e Boka; Yaya Touré, Zokora e Romaric; Gervinho, Drogba e Kalou. T: Sven-Göran Eriksson.
Ponto Forte: O poderio ofensivo e a experiência dos jogadores.
Ponto Fraco: Falta um goleiro confiável.
Se faça de entendido: “Eles tem bons jogadores em grandes equipes. São o dream team africano. Olho neles, olha o que eu to falando”.
Seja engraçadão: “É uma droga que o Drogba não jogue”.

PORTUGAL: Na prática, os portugueses têm um time fraco que é elevado pela presença de Cristiano Ronaldo. Sem ele, não daria para confiar em uma equipe comandada por Simão Sabrosa e Deco decadente. Aliás, o time português é tão fraco que eles têm três jogadores brasileiros naturalizados na equipe, e um deles, o zagueiro Pepe é horrível.
Time Base: Eduardo; Paulo Ferreira, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Duda; Pepe e Raul Meireles; Simão Sabrosa, Deco e Cristiano Ronaldo; Liédson. T: Carlos Queiroz.
Ponto Forte: Cristiano Ronaldo.
Ponto Fraco: Laterais fracos e goleiros pouco confiáveis.
Se faça de entendido: “Portugal é uma seleção que tem muitos laços culturais com o Brasil. Até os nomes são parecidos, coincidência, não?”.
Seja engraçadão: “Simão Sabrosa... pff, nome rídiculo”.

Prognóstico do grupo: O Brasil tem o melhor time. A Costa do Marfim tem mais time que Portugal, mas os portugueses são mais seguros. Os coreanos estão aí pra apanhar.

GRUPO H
Favorita a copa, a Espanha caiu em um grupo relativamente tranqüilo. O Chile vem empolgado e a Suíça é um time chato. Não se pode esperar muito de Honduras.

ESPANHA: Apesar de ser uma conversa antiga, nunca antes na história do futebol a Espanha chegou com tanta qualidade a uma copa do mundo. O meio de campo é combativo e criativo e tem reservas a altura. O ataque também é forte e a defesa é segura. O time tem jogado o futebol mais bonito do mundo nos últimos anos. A única questão, é saber se os espanhóis terão culhões (ou cojones) para serem campeões.
Time Base: Casillas; Sérgio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevilla; David Silva, Xavi, Xabi Alonso e Iniesta; David Villa e Fernando Torres. T: Vicente del Bosque.
Ponto Forte: O meio de campo da equipe é sensacional.
Ponto Fraco: Jogam com a constante pressão de amarelar na hora H.
Se faça de entendido: “Eles jogam um futebol de muito toque de bola e de muita agressividade. A base deles é o Barcelona, que é o melhor time do mundo”.
Seja engraçadão: “Se eles perderem, esse técnico vai ter que voltar pro mato”.

SUÍÇA: Se na última copa os suíços foram eliminados sem tomar nenhum gol, dificilmente eles terão melhor sorte agora. A defesa está mais frágil e o ataque ainda pior. Pode ser uma nação pacífica, evoluída e culta. Mas tal qual a tradição suíça, é um time neutro. Sem graça. Pelo bem do futebol deveriam ser eliminados logo.
Time Base: Benaglio; Lichsteiner, Senderos, Grichting e Magnin; Huggel, Padalino, Inler e Barnetta; Nkufo e Frei. T: Ottmar Htizfeld.
Ponto Forte: Fazem bons chocolates e relógios.
Ponto Fraco: O time é miserável.
Se faça de entendido: “Foram eles que inventaram o ferrolho suíço, um esquema defensivo muito forte”.
Seja engraçadão: “Não Frei ou Padre que salve essa equipe”.

HONDURAS: A classificação de Honduras para o mundial foi o maior acontecimento da história do país, fora a polêmica presidencial. É um time que pode até ter um futuro promissor, visto que tem jovens jogadores despontando na Europa. Mas, para a copa atual, qualquer gol marcado, vitória ou empate conquistado, já será um motivo para comemoração.
Time Base: Noel Valladares; Sabillón, Chávez, Figueroa e Izaguirre; de León, Palacios, Núñez e Guevara; Pávon e David Suazo. T: Reinaldo Rueda.
Ponto Forte: É um time habilidoso.
Ponto Fraco: Eles ainda tem muito o que melhorar para deixar de ser o país do Zelaya.
Se faça de entendido: “Eles ficaram muito felizes pela classificação e vão jogar tudo nessa competição. É uma questão de honra nacional”.
Seja engraçadão: “Esse Pávon é espalhafatoso”.

CHILE: O Chile volta a competição depois de 12 anos, comandados por Marcelo “El Loco” Bielsa, técnico argentino que sofre de TOC (não foi diagnosticado oficialmente). Mesmo sendo cheio de manias ele é competente. Armou um esquema ofensivo e provavelmente o Chile irá agredir todos os seus adversários, até os mais fortes. Deverá ser uma das equipes mais divertidas de se acompanhar no mundial.
Time Base: Bravo; Jara, Medel e Ponce; Vidal, Millar e Estrada; Sanches, Fernandes e Beausejour; Humberto Suazo. T: Marcelo Bielsa.
Ponto Forte: Não tem medo de ninguém.
Ponto Fraco: Perdeu o centroavante Suazo nos dois primeiros jogos.
Se faça de entendido: “O Chile sofreu com um terremoto esse ano e isso motivou a equipe. Todos estão tremendo de ansiedade pelos jogos”.
Seja engraçadão: “Cuidado: Goleiro Bravo”.

Prognóstico: A Espanha avança com certa facilidade. O Chile leva a segunda fase. Honduras briga mas não ganha nada e a Suíça volta pra fabricar relógio.

***
Fim do Guia, mas não o fim da cobertura. Continue por aqui para acompanhar o melhor da copa.

Comentários