Frases de efeito

Criar uma frase é algo relativamente fácil. Eu mesmo acabei de criar uma, duas com essa. Mas esta frase será facilmente esquecida por quem a ler. Eu mesmo, dificilmente me lembrarei de um dia ter começado um post da maneira como estou começando agora. Seria muito diferente caso eu tivesse começado esse post com uma frase de efeito.

Não falo aqui de frases históricas, assunto de um post passado. Certo que toda frase histórica é uma frase de efeito, mas nem toda frase de efeito é histórica. Isso me lembra o meu primeiro livro de filosofia, na quarta-série, chamado “Pimpa” em que a personagem principal, que talvez fosse uma girafa, mas isso não estava claro, dizia “todos os cachorros são mamíferos, mas nem todos os mamíferos são cachorros”.

Quem gosta de filmes de ação dos anos 80, sabe que o grande charme que transforma esses simples trabalhos em obras de arte e expoentes de uma geração, não são os tiros, o sangue jorrando feito ketchup, as explosões. Ok, também isso, mas as frases de efeito são o grande charme.

“Cretino. Você gosta de dar tiro e eu odeio gente assim. Você é um imaturo. Você é um cocô. E eu vou matar você”.
“Se morrer, morreu”.
“Você derrubou um helicóptero com um carro!” – “É, eu não tinha balas”.

Essas frases podem ser ditar por qualquer homem a qualquer momento. Todo homem deve saber pelo menos uma meia dúzia de frases de efeito para contar aos amigos. O resto é besteira.

Mas o processo de criação de uma frase de efeito é complicado. Eu mesmo estou tentando escrever uma, desde que comecei a escrever o texto. E não sei se conseguirei. Não sei se em algum dia da minha vida já criei uma frase de efeito.

Pessoas tentam escrever frases de efeito o tempo todo e a maior parte dessas tentativas é vã e falha. E o que acontece com essas frases? Elas são jogadas no lixo? Não. Elas encontram o seu espaço no mundo em forma de frase de para-choque de caminhão. Ou até mesmo, em adesivo de vidro traseiro de carro.

“Casamento é igual Avenida Paulista. Começa no Paraíso e termina na Consolação”.
“Sogra é que nem cerveja, gelada em cima da mesa”.
“O fracasso não é o fim. É a oportunidade de começar de novo, de maneira diferente”.

Notem que são frases pífias. Servem apenas para ficarem na parte traseira de veículos automotivos. Servem apenas para transformar a experiência de ficar em um congestionamento, ainda mais estressante. Quem nunca ficou horas no trânsito atrás de um gol 86 com um adesivo “A força da sua inveja é a velocidade do meu sucesso”.

Este ano, ocorreu a institucionalização da frase de adesivo de carro. É na Copa do Mundo. Cada uma das 32 seleções do mundial tem em seu ônibus, uma frase de suposto efeito. O resultado parece tirado de um daqueles concursos “mande seis códigos de barra Nestlé para o CEP 92892-201 respondendo a pergunta. A resposta mais criativa ganha um carro 0km”.

A África do Sul, por exemplo, escolheu “uma nação orgulhosamente unida sob um arco-íris”. O que seria uma frase boa para uma parada gay.

Os chilenos escolheram a criativa “Vermelho é o sangue do meu coração. Chile campeão”. Criativa na época em que você fazia poemas na primeira série.

Os dinamarqueses ficaram com “tudo o que você precisa é uma seleção dinamarquesa e um sonho”. Se “seleção dinamarquesa” fosse substituído por “caminhão” estaria perfeito.

A Nova Zelândia ficou com o curioso e até surreal “chutando ao estilo Kiwi!”. E a Suíça mostrou ser o pais mais desinteressante do mundo com a sua escolha: “Vamos, Suíça!”.

Logo surgiram várias paródias pela internet, de frases que seriam muito mais interessantes. Seria muito mais interessante se os sul-africanos estampassem em seu ônibus “Futebol aqui é preto no branco” ou os chilenos com “um país inteiro tremendo de esperança” e os nigerianos com “vamos tirar a barriga da miséria!’.

Comente, com uma frase de efeito. Mas cuidado, a linha que separa uma frase de efeito de uma frase pára-choque é tênue.

Comentários

Eduardo disse…
"Jabulaaaniii." é a frase de maior efeito da Copa.
Adérito Schneider disse…
Fuóóóóóóóóóóóó
Adérito Schneider disse…
Fuóóóóóóóóóóóó
Adérito Schneider disse…
Fuóóóóóóóóóóóó