Gastura

Eu estava na quarta-série, disputando uma emocionante partida de bets. Para quem não sabe, este é aquele jogo em que uma bola é arremessada por uma pessoa, o adversário a rebate e então todos começam a correr. Não, não é beisebol. Eu não tenho mais a menor idéia das regras desse esporte, mas na época era bem divertido.

Pois bem, eu estava jogando. Ou talvez eu estivesse na espera para entrar na próxima partida. De repente, um dos jogadores pisou numa folha seca que caía sobre o asfalto. Pisou em cima da folha e a raspou para trás, tirando a do seu caminho. Percebeu-se então que um dos outros jogadores estava caído no chão se retorcendo, ou quase isso. Reclamou que aquele barulho das folhas sendo raspadas contra o asfalto tinha lhe provocado gastura.

A partida ficou paralisada, com todos chocados. Só seria possível reiniciá-la quando fosse enfim explicado o que era gastura. Não me lembro exatamente o que foi dito e se a explicação foi realmente convincente. Não sei se ele receberia 10 em uma apresentação de monografia sobre o tema “gastura”. Mas ficou razoavelmente compreendido que gastura compreendia toda e qualquer sensação visual ou auditiva que, por mais banal que fosse, seria capaz de provocar um ataque de nervos.

O tipo de gastura mais popular é o que consiste em esfregar as unhas da mão sobre uma superfície áspera. Creio que qualquer ser humano, em menor ou maior quantidade, sofra alguma perturbação com essa sensação. E o pior é que nem precisa ser com as suas unhas. A imagem de outra pessoa fazendo isso já é suficientemente irritante. Para algumas pessoas pode ser a unha em uma superfície lisa. Para outros só o fato de ser ter unhas já causa a gastura. Mas o problema costuma a ser o barulho.

Barulhos agudos são eficientes também. Sabe quando a sola de borracha esfrega no chão? Então. Temos ainda o barulho de cadeiras sendo arrastados. Ou aqueles estalos da cadeira na hora em que se senta. Ou freios gastos que apitam.

Temos outras boas sensações como: morder pedra de gelo. É uma sensação de que seus dentes serão partidos. Ou deixar uma gota d’água caindo na testa. Uma agulha por debaixo da unha. Ferro quente no órgão genital. Amarrar as extremidades dos membros e começar a esticar. Eletrochoques, discos do Calypso e... bem, aí estamos falando de métodos de tortura mais convencionais.

Dizem que existem pessoas, que por algum distúrbio genético, se irritam com qualquer barulho. Portas rangendo ao abrir, objetos metálicos caindo no chão, pacotes de biscoito sendo abertos. Biscoitos sendo mastigados, talheres batendo no prato, pessoas sem dentadura tomando sopa. É uma espécie de distúrbio gasturíco.

E assim encerro esse post, que eu já estou tremendo.

Comentários