Acordar

Hoje voltamos a nossa rotina de cada dia, na medida do possível. E retornar a rotina passa sempre por um ato: acordar.

Todo ser humano deveria ter orgulho de si mesmo por acordar todos os dias. Despertar é um pequeno desafio que nos é imposto diariamente, de tal forma que se torna o maior desafio da nossa vida. Acordar é quase como nascer de novo. É como ser retirado uma segunda vez do ventre materno. Nesse caso, a sua cama e o seu lençol quentes.

Quase nunca é algo natural. Há quem diga que consegue, mas é quase impossível acordar naturalmente. Você precisa fazer uso de instrumentos para conseguir realizar essa tarefa. E sempre há a vontade de ficar mais um pouco. Que jogue a primeira pedra aquele que acorda bem disposto. Você sempre acorda com algum incomodo na cabeça, alguma tontura por ter levantado rápido. Ou simplesmente cansado.

Não é irônico que algo que fazemos justamente para descansar, nos deixe cansado? Aquela sensação de estar com os ossos quebrados e o corpo moído. Parece que você passou a noite inteira praticando exercícios físicos involuntários.

E ainda existem as surpresas ao acordar. Você pode dormir bem e acordar mal. Pode ir dormir morrendo de dor de cabeça e acordar bem. Sua garganta pode acordar inflamada depois de uma noite. Dores podem aparecer ou sumir. E o seu humor? Você pode dormir feliz e acordar incrivelmente mal-humorado? Por quê? Eu não sei. É um verdadeiro mistério saber o que é que acontece nessas 8 horas diárias recomendadas de sono. As vezes, é como se uma vida nova começasse a cada dia.

E como encarar esses desafios diários? Existem dias em que vocês simplesmente não queria ter que acordar. Alguma coisa que aconteceu, ou que você sabe que vai ter que fazer e era melhor não ter que fazer. Seria mais fácil continuar dormindo. Mas normalmente não é possível. Acordar faz parte de toda a dificuldade da sua vida. E se você está lendo isso, não tenho dúvida de que deveria se orgulhar por ter acordado hoje.

Comentários