Presentes e controvérsias

*Por Alfredo Chagas

Dar um presente a alguém é sempre uma coisa complicada. Primeiro porque existem pessoas que são difíceis. Você olha para ela e imagina que ela já tem tudo. Ou olha pra ela e imagina que não há nada que ela vá gostar. O pior, é que essas pessoas geralmente são até fáceis e aceitam qualquer coisa.

Mas a maior dificuldade está na simbologia do presente. Talvez não muitas pessoas pensem nisso, mas um presente pode ter vários significados e esses significados podem destruir amizades. Ou não, quem sabe eu só esteja exagerando.

O exemplo mais claro é um livro de auto-ajuda. É bem lógico compreender que presentear alguém com um livro desses é uma baita sacanagem. Porque implicitamente está embutido o sentido de que “você precisa se ajudar”. E se a pessoa precisa se ajudar, é porque a vida dessa pessoa é uma merda.

Um kit de maquiagem. Mulheres adoram ganhar. Mas será que ao dar um kit de maquiagem a alguém não se está querendo dizer “você se maquia mal”. Ou então que a pessoa utiliza materiais de má qualidade?

Um relógio não pode significar que a pessoa precisa se ater mais aos seus horários? “Olha, to te dando esse relógio pra ver se você para de chegar atrasado”. Uma pessoa que ganha várias camisas de aniversário. Será que a mensagem é que a pessoa se veste mal e de maneira repetitiva? Um mp3 player é um aviso para que a pessoa comece a escutar suas músicas no fone de ouvido sem incomodar ninguém?

E um carro novo? Sabe o que isso significa? É que...

(Infelizmente esse post foi interrompido bruscamente. O autor foi capturado e levado a um hospício, onde foi diagnosticado com síndrome de perseguição. Seu sacrifício será marcado em breve).

Comentários