Pegadinha do Malandro

Imagine a seguinte cena. O químico alemão Hans Schattenhose chama os amigos para beber uma cerveja em sua casa, aproveitando o início do verão europeu. Chegando lá os amigos não se deparam com garrafas ou latinhas. E sim, com vários envelopes. Todos estranham a situação, até se darem conta de que os envelopes contêm Powdered Beer, a cerveja em pó.

Sim, a cerveja em pó é a criação revolucionária do próprio Schattenhose. O modo de preparo é o mesmo já conhecido dos sucos em pó. Despeje o conteúdo do envelope em um copo, adicione água e misture. O resultado é uma cerveja do tipo Lager com teor alcoólico de 5,2% (praticamente igual às cervejas mais populares do Brasil).

Os produtores da cerveja em pó garantem que seu sabor não é diferente das cervejas tradicionais. Que nos testes realizados as cobaias não conseguiram distinguir Powdered Beer das outras cervejas líquidas.

A criação da nova cerveja foi noticiada um ano atrás. Foi recebida com entusiasmo na internet, divulgada em mais de 2mil blogs – dos amadores aos profissionais. As pessoas comemoravam a revolução da liberdade alcoólica, o poder levar um engradado de cerveja no bolso, para tomar em qualquer lugar.

Realmente seria uma maravilha, se não fosse um problema. É tudo mentira. A cerveja em pó foi uma brincadeira de 1º de abril do Firebox, um site americano especializado na venda de produtos curiosos, como bonecos do Barak Obama e portas-latas em forma de cinto de utilidades do Batman.

Como vocês sabem, o primeiro de abril é o dia da mentira. O dia de pregar peças nos seus amigos. Europeus e americanos costumam a levar essa brincadeira mais a sério. Eles publicam notícias falsas em seus jornais. E pode ser qualquer notícia, desde as mais absurdas até as mais sutis.

No caso do Firebox, eles aproveitaram o 1º de Abril para lançar produtos que seriam muito bons, caso existissem. A cerveja em pó apareceu, por exemplo, a uma máquina que grava sonhos.

Seria muito fácil verificar que a notícia era falsa. A cerveja em pó era noticiada como sendo a melhor “invenção do planeta, junto ao vaso sanitário, a televisão e as revistas de mulher pelada”. E era só procurar no Google também, que a mentira apareceria.

O caso mais famoso de pegadinha de primeiro de abril, aconteceu na Revista Veja (vibrem comunistas) que em 27 de Abril de 1983, publicou a notícia do Boimate. Uma mistura de boi com tomate, que renderiam tomates com saber de bife a parmegiana. Sim, era uma notícia bizarra e é impressionante que o pessoal da revista tenha acreditado nisso. Depois eles pediram desculpas, mas você pode conferir a matéria no arquivo da revista.

Com o tempo os jornais e sites daqui vão ficando mais espertos e verificando a falsidade das notícias. Mas vez por outra, uma escapa. Os problemas agora são os blogs. Como vários blogueiros se consideram jornalistas, eles postam os maiores absurdos nos seus blogs, achando que é verdade e os seus leitores acham que é verdade. Até aqui no CH3, nós publicamos vários absurdos e as pessoas acham que é verdade. Mesmo que com o aviso de que o blog é cheio de mentiras.

Enfim, o fato é que até hoje deve estar cheio de gente que acha que cerveja em pó existe, e comenta isso com os amigos. Sendo hoje o primeiro de Abril várias notícias assim estão aparecendo na Inglaterra e em breve estarão aparecendo aqui e ali na internet.

Comentários