Mercado Financeiro

O mercado financeiro é um dos elementos mais interessantes do nosso cotidiano. Todos os dias somos confrontados com altas e quedas, crises e euforias. E, apesar de serem habitues em nossas vidas – não duvide que você seria capaz de chamar Dow Jones para tomar um café – nós entendemos muito pouco sobre o assunto.

Pode até ser que o Globo Repórter resolva incluir na sua pauta trimestral pelo menos um programa sobre família que estão investindo na bolsa. Mas, essas famílias são raridades. São pessoas únicas que poderiam até ser isoladas e expostas em zoológicos como exemplos de espécimes raros.

Chamam-se bolsas de valores o nome dos lugares onde as transações do mercado financeiro acontecem. Por conta disso, várias crianças já pensaram no infame imagem de uma bolsa de mãe caindo ao chão durante a manchete “Queda da bolsa”. As sessões diárias de transações são conhecidas como pregões. Sim, esse simpático nome.

Pregões são sensíveis. Hoje mesmo, um abrandamento da classificação da situação da dívida grega fez o mercado operar tranqüilo, em clima otimista. Instabilidades na Tailândia, junção de empresas na Moldávia, casais discutindo no Sudão, venda de TVs na Jamaica. Qualquer fato é suficiente para mexer com o humor do mercado.

E como ele funciona? Como você pode ganhar dinheiro lá? Realmente, eu não sei. Acho que existem trezenas de sites mais confiáveis para trazer esse tipo de informação. Mas é uma combinação de sorte, dedicação e esperteza. Mas funciona basicamente assim: você compra ações de alguém. Gasta, sei lá, 10 mil reais. Essas ações vão ganhando valor e um dia você as vende por 392mil reais. Como elas se valorizam tanto assim? Não sei. Pra mim esse mundo financeiro é uma farsa de dinheiro inexistente. Acho que existe menos dinheiro lá do que existe na minha carteira.

Para participar dos pregões, você pode ir diretamente à Bolsa. Usando gravatas e radinhos de comunicação. Você deve gritar bastante. Subir sobre as mesas, dançar sem camisa, fazer helicóptero. Tudo para conseguir chamar a atenção e realizar as melhores compras.

Mas você pode realizar essas compras pela internet. Sentado na sua casa, ou talvez no trabalho enganando o seu chefe. Só que para isso, é melhor enganar bem. Caso ele descubra, ele pode provocar instabilidades nas suas ações.

Comentários