Consultório médico

Você recebeu uma proposta de emprego e terá uma entrevista marcada para segunda-feira as 16h. Tente aparecer para a entrevista por volta das 16h30, meia horinha de atraso. Ou então compareça para uma reunião com o seu chefe uma hora depois do horário estipulado. Tente também se atrasar em 1h20 para um encontro com a namorada ou então chegar 5 minutos depois do horário do início do vestibular. Você certamente irá se complicar na vida. Perderá amigos, amores e oportunidades.

Agora, imagine que você seja um médico. Marca uma consulta para as 15h. E por que motivo seja, atende o seu paciente as 19h20. O que acontece? Nada. Você ainda ganha dinheiro.

Sabe-se lá porque na atrasada sociedade brasileira, os atrasos médicos são tão satisfatórios. Sim, é normal pessoas chegarem meia hora atrasados para uma sessão de cinema, ou aparecer às 11 da noite para o jantar que começou as 10. Mas com os médicos, uma hora de atraso é comemorada. “Que bom! Só cinqüenta minutos de atraso! Que Sorte! Hip! Hip! Hurra!”.

No entanto, pior do que o atraso é o que fazer nessa hora de atraso. O ambiente de um consultório é sempre tenso. Se for um consultório de dentista a sala de espera se parece com a ante-sala da câmera de gás de Auschwitz.

Você pode ter um tocador de mp3, cd player ou até mesmo um walkman para te ajudar a passar o tempo. Você também pode levar um livro de casa, um bem grosso. Um amigo meu já leu Ulisses de James Joyce esperando um otorrinolaringologista.

Se você não se precaver, terá que sobreviver o tempo com o que o consultório lhe coloca a disposição. Lembre-se que são dois os grandes dilemas da humanidade: 1) fazer o tempo passar enquanto se espera por algo e; 2) saber o que fazer com as mãos enquanto conversa com alguém.

Televisão
Algumas salas de espera de consultórios têm televisão. Se a consulta for de manhã, você poderá assistir desenhos animados. Se for a tarde, poderá assistir aos filmes da Sessão da Tarde e ainda o novo episódio de Malhação. Outras alternativas que os consultórios oferecem são os programas de culinária e os programas familiares¹ da tarde.

Revistas
Estatísticas apontam que 80% das vendas da revista Caras são destinadas a consultórios médicos. Ninguém em sã consciência compra uma Caras, e sabe-se lá porque os responsáveis pela sala de espera imaginam que as pessoas se interessem por ela. Em aproximadamente 7 minutos você terá lido todas as 16 Caras disponibilizadas no consultório.

Para fazer com que essa leitura dure mais, experimente montar tabelas comparativas com as idades dos famosos que a revista sempre informa².

Recentemente pode se notar em Mato Grosso a popularização da revista ÓtimaMT nos consultórios.

Papear
Depois disso tudo você pode puxar um papo com a pessoa do seu lado. Perguntar o motivo da consulta. Se ela está indo colocar um marca-passo, vistoriar uma prótese peniana ou apenas fazer um check-up. Lembre-se que isso é extremamente constrangedor.

Se após cumprir todas essas etapas sua consulta ainda pareça algo distante e, para piorar, o médico teve que sair para amputar um paciente que chegou no pronto-atendimento do hospital que fica do outro lado da cidade, você pode tentar a meditação, ou o artesanato em copinhos plásticos.

¹ Sabe, familiares. “Sou gay e minha mãe não sabe” ou “meu pai está tendo um caso com o meu namorado”.
² Sabe, na Caras os textos sempre são assim “Suzana Vieira (71) e seu namorado Bruno Marrone (16) ao lado do produtor musical Nelson Motta (67) e de sua esposa Magda (55) na comemoração do centenário de Cid Moreira.

Comentários

Gressana disse…
Como se não bastasse, todas as revistas nesses consultórios são de pelo menos um ano atrás. Ou seja, você vai ver as capas da Caras com celebridades se casando quando elas já divorciaram.
Anônimo disse…
Sou médico, vejos o outro lado da moeda, hoje por exemplo, tinha seis consultas marcadas, porem apenas 1 paciente compareceu!!! Bom meu consultório é meu trabalho, os pacientes agendam e não comparecem como façõ para me sustentar, quem paga pelas faltas dos pacientes???? estou aqui no consultório sem ter o que fazer perdendo tempo na internet!!!
Guilherme disse…
Veja pelo lado positivo. Você pelo menos tem internet.
Anônimo disse…
Concordo com o médico anônimo.

Tenho uma clínica e diariamente, de 30 a 40 % dos pacientes não comparecem e nem avisam que não virão. Os convênios médicos pagam um valor irrisório para cada consulta e ainda com até 45 de atraso. E sem convênio médico atualmente nenhum consultório ou clínica sobrevive. Infelizmente todos nós que precisamos nos consultar com um médico teremos que pagar pela falta de educação do brasileiro.