5 anos de Youtube

Oficialmente o Youtube foi registrado em 14 de fevereiro de 2005, apesar de ter sido lançado e popularizado só alguns meses depois.
Mas admita que de lá pra cá, sua vida mudou. A história da internet pode ser divida em dois perídos: antes do Youtube e depois do Youtube.

Porque, você pergunta? Hoje é banal entrar no site e procurar um vídeo, mas experimente lembrar da época anterior à existência dele. Você era obrigado, por exemplo, a assistir a Mtv pra ver clipes musicais. E todo mundo sabe que Mtv é uma desgraça, você tinha que esperar o dia inteiro até passar algum clipe que realmente prestasse. Ou então você tinha que baixar o clipe que você gostava no Kazaa, contrair uma infinidade de vírus e encher seu HD. O Youtube mudou essa realidade e deixou a Mtv sem chão.

O Youtube também permitiu ver trailers de filmes e jogos mais facilmente, o que sem dúvida é útil e bacana. Mas a principal função do site é matar seu tempo. Ficar o dia todo no Youtube já é uma prática comum. O Youtube surgiu para qebrar o tédio em casa, quando você está apenas de bobeira no computador, ou mesmo durante o trabalho, quando você tá de saco cheio. Agradeça aos céus por dádivas como essa.

Junto com o site, descobriu-se também um universo de bizarrices jamais vistos. O mundo tornou-se um lugar mais surreal depois da existência do Youtube. Em que outro lugar você conheceria por exemplo, um castor com um olhar dramático? Ou um grupo de japoneses fazendo pegadinhas numa biblioteca? E a Marli. Meu Deus, a Marli. Nunca mais me recuperei do trauma de ver os clipes dessa mulher, principalmente Linha Direta.
Youtube é palco de memoráveis desconhecidos: Chocolate Rain, Afro Ninja, Erik Hartman, Daler Mehndi, David after dentist, Grindcore baby... Enfim, qualquer um pode fazer sucesso no Youtube (veja como isso é possível no Guia CH3).

Até o CH3 tem seu espaço no Youtube, como você pode ver nos links ao lado. Os memoráveis vídeos de Guilerme e os episódios da CH3 tv estão lá para sempre serem lembrados. Com mais de um bilhão de vídeos assistidos todos os dias, agradeça a Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim por ter mudado sua vida para sempre.

E pra não deixar de ser, o vídeo mais acessado no Youtube (mais de 160 milhões de visualizações) é uma coisa retardada:

Comentários