Pessoas constrangedoras, volume 4

Pessoas que andam na mesma velocidade que você

Essa é uma situação ambígua. A pessoa que anda na mesma velocidade que você é constrangedora para você. Enquanto que você também é constrangedor para a pessoa que anda na mesma velocidade que a sua. Porque, do ponto de vista da outra pessoa, você é que anda na mesma velocidade dela.

Vamos explicar melhor a situação.

Você desce do ônibus e tem que atravessar a rua. Espera o semáforo abrir e uma pessoa está do seu lado. Vocês dois atravessam a rua. E começam a fazer o mesmo caminho. Essa pessoa, por uma infeliz coincidência do destino, é uma pessoa que anda na mesma velocidade que você. Seus passos têm o mesmo ritmo.

E vocês andam lado a lado durante 100, 150 metros. E você não conhece essa pessoa e ela está andando ao seu lado já faz 4 minutos. Quatro longos minutos. Minutos esses em que você não sabe o que fazer. Tenta não olhar para a cara da pessoa. Você tenta apressar o passo e a pessoa tenta a mesma atitude desesperada. Aquele constrangimento fica insuportável. A única escapatória é tentar mudar de calçada.

Mas ai existe um problema. Se você for à pessoa que está mais perto do muro, será difícil mudar de calçada. Porque se você continuar na mesma velocidade da pessoa constrangedora, você irá trombar nela. E, diminuir a velocidade é constrangedor porque mostra a rejeição que você tem com essa pessoa. Ninguém gosta de ser rejeitado.

A única solução é fingir um cadarço desamarrado.

Todo mundo irá sofrer com isso alguma vez na vida. O melhor é torcer para que isso aconteça em supermercados ou em ruas movimentadas. Onde você sempre poderá escapar indo em direção a alguma loja ou produto. Se você estiver em uma rua vazia de bairro... Torça apenas para que você tenha cadarços. Caso o contrário, a única coisa a se rezar é para que ela não seja uma pessoa constrangedora do tipo 1, aquelas que falam com pessoas desconhecidas.

- E aí, indo pra onde?
- É... pra minha casa.
- Ah sim, mora aonde?
- É... lá no fim do bairro.
- Ah sim, mora aqui faz tempo?
- É... sim...
- Ah, estranho, nunca te vi antes.
- É, moro nessa rua aqui, tchau.
- Ah, eu também.
- Mentira, eu não moro aqui. Eu só quero escapar de você, porque estamos constrangedoramente andando lado a lado nos últimos 8 minutos e eu jamais te vi na minha vida!

Pior ainda se essa pessoa, além do tipo 1, for também portadora do tipo 3 – faz piadinhas sexuais.

- Que loira heim? Uma dessa lá em casa, heim?
- ôôô...
- Pegava ela de quatro heim?

A vida pode realmente ser constrangedora.

Comentários