Peças de humor involuntário

Ontem eu estava no parque Mãe Bonifácia. Ao descer do meu carro, fui abordado por um homem que me ofereceu um livro. Aceitei o livro sem imaginar o que era. Vi que várias pessoas estavam ganhando esse livro. Olhei então o título do livro “tempo de esperança – 24 horas para você renovar suas energias”. Imaginei que se tratasse de algum livro de auto-ajuda de cunho religioso.

Não abri o livro, porque afinal, eu estava andando. E ler e andar ao mesmo tempo é um convite para o tropeço. Logo sentei e dei uma folheada no livro. Era da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O livro era uma adoração ao sábado, já que essa igreja adora o sábado. Não li o livro, é claro, mas olhei algumas frases em destaque.

Morri de rir. Eis algumas das frases mais engraçadas do livro:
“Ao longo dos séculos, a falsa adoração com freqüência foi fundamentada no culto ao Sol”.
“O primeiro dia completo que Adão e Eva passaram juntos foi um sábado”.
“O sábado nos convida a entrar no descanso celestial de Deus e desfrutar um gostinho do Céu hoje mesmo”.

Você provavelmente pode não ter achado a menor graça nisso. Mas eu achei bastante. Provavelmente o Mark Finley, autor do livro, e que está envolvido no ministério cristão há mais de 40 anos, não tinha a menor intenção de escrever um livro tão engraçado assim. Mas pense, observe o enorme humor presente na frase sobre Adão e Eva. E como não é engraçado escrever um livro para defender o ócio total ao sábado?

É um humor involuntário. E para mim, o humor involuntário é o mais engraçado. Pessoas que são engraçadas, mas não sabem que são engraçadas. É o caso de um lendário colega meu de faculdade, cujo nome começa com Z. Tudo o que ele fazia era incrivelmente engraçado. Mesmo que fossem frases simples. Ele dizia “cara, perdi meu ônibus hoje”. Era o suficiente para rir.

Você conhece outras pessoas assim. Alguém que diz “mas eu to com uma fome!” e todo mundo ri da afirmação.

Um dos maiores programas de humor involuntário da televisão brasileira é o jornal do meio-dia de uma televisão local. Todo dia quando eles começam falando “a escalada da dengue no estado” eu já começo a rir.

Então eles começam a falar dos meios exóticos para se matar o mosquito da dengue. Da mosquitéria. Invenção de um professor que fala estranho. E dá um baita trabalho, pra prender o mosquito. Teoricamente era mais fácil só manter o quintal limpo, sem água parada e etc. Mas a TV fica mostrando meios bizarros de se capturar um mosquito.

Além das matérias sobre esgoto e prisão de ventre, ali, na hora do almoço. Ou as entrevistas ao vivo. A pergunta para o psicólogo se acordar de mau humor e dormir feliz é sintoma de distúrbio bipolar. Pense, só um programa de humor teria a idéia de fazer essa pergunta seriamente para um psicólogo. É o CQC cuiabano. E a apresentadora super maquiada? As imagens especiais do céu, feitas ali no topo do prédio da emissora, exaltadas como se fossem dignas de Oscar. E nas entrevistas ao vivo, o entrevistado é sempre interrompido bruscamente. É quase um Monty Python.

Existem muitas outros exemplos de pessoas e programas assim. Mesmo sem saber, eles são bem mais engraçados do que qualquer outro um que force piadinhas.

Comentários

"É o caso de um lendário colega meu de faculdade, cujo nome começa com Z."
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
Anônimo disse…
Olha cara, vc devia estudar mais sobre os adventistas do sétimo dia, na verdade eles não adoram o sábado, eles tiram um dia da semana (Sábado) para se dedicar a fazer o bem, visitar os nescessitados, orar e adorar a Deus, o que explica as frases que vc citou no início do post, não fale de coisas que vc não entende ou que ouviu falar por aí.
Anônimo disse…
Sou adiventista do setimo dia e não vejo mau algum nisso sabado é um dia de descanso q DEUS reservou p seus filhos descasarem só um estupido como vc p não enteder isso, vc deveria pegar o tal livro e ler de verdade p ver se colok algo nessa sua cabeça oca
tente se enformar das coisas p dar sua opinião.e tenha um otimo sabado de descanso.
Guilherme disse…
Na verdade creio que vocês dois são retardados mentais, que não entenderam o assunto do post. Não entendi ainda o que a igreja de vocês tem haver com a engraçadíssima frase de que “Ao longo dos séculos, a falsa adoração com freqüência foi fundamentada no culto ao Sol”. Vão arrumar uma coisa pra fazer ao invés de ficar comentando anonimamente na internet.