Grandes nomes da história (6)

Obina

Por muito tempo Obina foi considerado o Messias. Dizem que sua mãe estava na fila da barraquinha de Acarajé quando o Espírito Santo desceu dos céus e colocou a semente que originaria Obina dentro do Acarajé. Seria Obina portanto, um legítimo filho do Acarajé.

Logo em sua infância Obina demonstrou duas grande habilidades. Uma era para adivinhar quem estava ligando para sua casa. O telefone tocava e Obina dizia “é o tio Joaquim, 3313-2901”. Não dava outra. Sua habilidade era tão impressionante que o menino Obina começou a freqüentar programas de auditório na Bahia e logo o recém lançado aparelho identificar de chamadas ficou nacionalmente conhecido como o bina. O pagamento do cachê era feito completamente em acarajés.

E era no Acarajé que estava a segunda habilidade do garoto. Ele deteve, e ainda detém, os recordes mundiais de consumo de acarajé em todas as categorias de idade. O dia em que Obina foi comer o Acarajé 1000 lotou o estádio da Fonte Nova em Salvador.

Seus recordes geraram polêmica. Os grupos queriam estabelecer novas regras para que os recordes fossem superados. Mas Obina sempre resolvia as questões no braço. O menino foi, durante uma época, criado por Maguila. Aliás, foi Obina quem ensinou Maguila a lutar.

Obina começou a jogar futebol. Era um centro-avante de peso bipolar. Ele conseguia segurar os zagueiros adversários com seu corpo. Era capaz de fazer três gols e no mesmo jogo tropeçar na bola. Foi nessa época que ele viajou a Tunísia para participar de um torneio de futebol, e um torneio de comer Camarões. Na ocasião ele perdeu em campo, mas ganhou na gastronomia. Em ambos os casos, seu adversário foi o camaronês Eto’o. Nascia uma rivalidade.

Apesar de desempenhar um papel melhor nos concursos de Acarajé, nas premonições e no Boxe, Obina foi para o futebol, porque era onde o dinheiro estava.

Talvez um dos dez gols mais bonitos da história do futebol, não seja de Obina. Mas com certeza as três jogadas mais bizonhas foram dele. Virou elemento do folclore. Recentemente abandonou o futebol para se dedicar ao boxe. Isso dentro do gramado. Em breve, ele desafiará Eto’o para uma luta no Zaire.

Comentários