Pessoas Constrangedoras, volume 2

Pessoas que estragam fotografias

Por pessoas que estragam fotografias, não falo de algum possível demente que goste de jogar água em fotos, deixar os negativos expostos ao sol ou que tenha uma tara compulsiva por quebrar máquinas digitais. Falo sim, daquelas pessoas que com sua presença estragam uma fotografia.

E o motivo disso não é que elas sejam não queridas na foto. É a forma como elas aparecem nas fotografias.

O caso mais famoso é o das pessoas que aparecem em fundos de fotos em poses constrangedoras. É a tia que sai de biquíni na beira da piscina, o primo de barraca armada dormindo no canto. Mas bem. Aí são casos bizarros e raros e incomuns. A não ser que seja algum extremista que ao ver pessoas se preparando para serem fotografadas, saia correndo para simular uma situação em que ele possa estragar a foto. E apareçam nus no canto. Mas, não é nada disso. Vamos aos exemplos.

Situação 1, pessoas que fazem caretas

Todo mundo conhece uma pessoa assim. Naquela empolgação de “vem, pessoal, vamos tirar uma fotografia” alguém sai fazendo uma careta.

A explicação para esse caso é simples. A tal pessoa se considera feia, e com medo de que ao verem as fotos as pessoas digam “nossa, ele saiu horrível” a pessoa faz uma careta, e assim sendo ela deixa de ser feia. Está apenas fazendo uma careta. Só que quando a pessoa faz isso repetidamente ela se torna uma pessoa constrangedora. Afinal, ninguém gosta de olhar as fotos e ver “hmm, olha aí o Zezinho parecendo que tem paralisia mental”. Na próxima foto “é, de novo”. Mais uma foto e “que ser nefasto! Que paradigmas de iconoclastia ele ousa julgar...’ opa, quer dizer, a pessoa na verdade diria algo como “porra, nunca mais chamo esse filho da puta pra tirar foto”.

Situação 2, pessoas que não interpretam bem

“Vamos lá pessoal, vamos tirar essa foto com cara de medo!”. Na hora que se vê a foto lá está uma pessoa que saiu rindo e estragando a foto. Ou aquele caso dos caras que resolvem tirar foto com cara de mau, colocam óculos escuros e cruzam o braço. Mas na hora que eles vão ver, um cara saiu com cara de viado satisfeito.

E enfim, porque essas pessoas são constrangedoras? Porque estragar fotografias é complicado. Hoje em dia não existe mais o prejuízo financeiro de revelar 10 fotos estragadas por conta de uma pessoa. Mas a foto estragada não vai poder ser colocada no Orkut. Não vai ser mostrada para outras pessoas.

Sempre que a pessoa constrangedora estiver em uma roda de amigos ele vai escutar muito mais:
- Ei, tira uma foto nossa.
Do que:
- Tira uma foto com a gente.


Isso até que a exclusão total bata as portas dessa pessoa.

Comentários