This is War

O War é um jogo de tabuleiro que promove a integração entre as pessoas. Eu nunca joguei, e sei que isso pode parecer assustador. Mas eu digo também que só joguei banco imobiliário duas vezes.

O jogo de War pode trazer algumas situações constrangedoras. Há o famoso caso que aconteceu com um membro desse blog (que vocês sabem, não sou eu) que estava jogando com alguns amigos. Todos foram na cozinha e quando voltaram havia um tolete em cima do tabuleiro. O que, é claro, é uma sacanagem para/com a diversão dos outros. Além de ser uma imundice. O jogo não prosseguiu.

Vários incidentes diplomáticos já foram causados quando chefes de Estado resolvem brincar com o jogo. Empolgados eles dizem “vou invadir a União Soviética!”. A frase e o contexto vão sendo mudados lentamente, através do famoso processo de telefone sem fio e quando a informação chega à União Soviética, a guerra está de declarada. A sorte de todos é que ela não existe mais.

Mas, de fato, chefes de Estado e políticos governantes em geral gostam do jogo de estratégia. Eles imaginam o território do seu país como se fosse um grande tabuleiro. Vocês sabem porque a capital do Brasil mudou do Rio de Janeiro para Brasília? Porque o lugar onde Brasília fica é considerado mais estratégico. O Rio de Janeiro ficava a beira do mar e era mais vulnerável do que Brasília. Vulnerável a que? A possíveis ataques militares aéreos de outros países. Sim, parece meio estranho que alguém quisesse atacar o Brasil e que por isso fosse tão importante ir a Brasília.

Mas de fato, se alguém quiser atacar o Brasil, terá que fazer uma baita viagem por sobre o território brasileiro. Ou então terá que se contentar em explodir o Rio de Janeiro, enquanto os políticos estarão tranqüilos tomando uísque no centro do país.

O Brasil tem atualmente 5564 municípios. Mas até o fim dessa frase o de número 5565 poderá ter sido criado. Perto de 1/5 desses municípios fica no estado de Minas Gerais e boa parte desses não tem restaurantes bons.

Quase todos os municípios do Brasil têm uma localização estratégica. Foram ali posicionados porque um dia alguém olhando o mapa pensou “Sim. É aqui. Entre o Rio Codorna e o Monte das Oliveiras que vamos criar um novo município. Criar dezenas de cargos públicos e empregar meus parentes”.

Por isso, não ache estranho quando você encontrar um município no meio do nada e que aparentemente é inútil. Ele está lá cumprindo uma função cívica no nosso país. Que é a de estar ocupando um lugar estratégico entre rios e morros. Impedindo assim que a tropa Soviética, o exército Nazista ou os Incas Venusianos incomodem a paz reinante no território brasileiro.

Fique de pé e cante o hino nacional, agora.

O tema desse post foi uma sugestão de Adérito Schneider (nota: pronuncia-se: Adérito Schneider). Envie sua sugestão de matéria para o nosso e-mail, ou nos siga através do Twitter. Em Cuiabá neste momento o céu está parcialmente nublado e a temperatura é de 29,6 graus Celsius.

Comentários

Gressana disse…
Eu ainda acho que alguns municípios não têm utilidade nenhuma. Não vou citar qual é. Mas você sabe.
Adérito Schneider disse…
Hahahaha! Barra do Garças tb tem localização geográfica estratégica.