O caso Belchior

Passado algum tempo da polêmica, o CH3 traz aqui sua análise minuciosa, ponderada e absolutamente correta sobre o polêmico caso Belchior.

* A verdade é que Belchior estava sumido há mais de 20 anos. Suas únicas aparições eram nos horários nostálgicos da rádio quando tocavam “foi com medo de avião” ou a música do rapaz latino-americano.

* Belchior criou dívidas em sua vida. Qualquer um está sujeito a isso. Pode acontecer com você, ou com aquele outro. Comigo não. Eu não estou sujeito a isso.

* Uma vez estando com dívidas você tem duas opções que são: pagar ou não pagar. Se você não pagar você pode criar vários problemas em sua vida. Cobranças violentas, morte, etc. Se você não quiser pagar uma das melhores coisas a se fazer é sumir.

* Se eu tivesse que fugir com dinheiro eu iria para as Bahamas, que é a escolha mais lógica. Agora, sumir sem dinheiro... talvez eu fosse só pro interior de Minas Gerais. Belchior escolheu ir para o interior do Uruguai, rapaz latino-americano que ele é.

* Ok. Belchior sumiu sem dar notícias pra ninguém e foi morar numa cabana no interior do Uruguai. Quem em sã consciência vai morar numa cabana no interior do Uruguai? Não está bem claro que ele resolveu sumir pra não ter que pagar as dívidas?

* Se você for sumir porque está sem dinheiro, você vai avisar alguém? Vai dar um comunicado a imprensa de que “oi pessoal, to falido vou fugir pro Uruguai. Se quiserem me encontrar eu to lá numa cabana”? Eu pelo menos iria sumir sem avisar ninguém. No máximo um familiar ou outro, algum amigo.

* Os cobradores foram procurar Belchior um dia e ele não tava. Noutro ele não tava. Não tava nunca. Pensaram “o filha da puta sumiu”. Deram um jeito de descobrir que o carro dele tava abandonado no aeroporto e resolveram mandar o caso pra Globo, pra ver se eles eram mais espertos em achar o Belchior.

* A Globo vai para os familiares e amigos do Belchior e pergunta: “sabe onde é que ele tá?”. Se você fosse amigo ou parente de um cara que fugiu pra não pagar dívidas você diria onde ele está? Falaria “olha ele ta escondido lá no interior do Uruguai”. Eu pelo menos diria “Belchior? Não sei. Ta sumido ele não? Faz tempo que não vejo ele”.

* A matéria vai ao ar. Cria aquela comoção nacional de que o Belchior tá sumido. E então entram os desavisados na história.

* O Belchior não estava completamente sumido. Ninguém mais se lembrava dele e esse fator tornou o sumiço mais fácil. Tirando os cobradores, ninguém poderia imaginar que ele estava sumido.

* Então imagine você. Várias pessoas viram o Belchior nesse tempo. No supermercado, na farmácia, num aniversário. Até deviam comentar “sumido ele, não?”. Vem a matéria no Fantástico dizendo que ele sumiu. Um monte de gente pensou “sumido faz dois anos? Como assim? Vi ele na padaria mês passado!”. E nisso há quem more no Uruguai que tenha visto ele. Os uruguaios que pensam: “Belchior sumido? Que passa? No es verdad!”.

* As informações chegaram e a Globo “achou” o Belchior. No que pode ser considerada uma barriga gigante da Globo. Compraram como grande reportagem um caso besta de sumiço do mapa proposital pra fugir das dividas. Pra disfarças eles até estão tentando achar o Biafra, aquele do “voar voar, subir subir”.

O resto da história vocês sabem. Belchior deu uma entrevista com cara de “puta que pariu esses filhos da puta me acharam. Vou ter que sumir em outro país latino-americano”.

Comentários