A morte dos lugares

There are places I remember. All my life thought some have changed

Você se lembra daquela boate? É aquela mesma. Um dia ela era o lugar mais procurado da cidade. As filas para entrar eram enormes. Havia tanta gente do lado de fora quanto do lado de dentro para se exibir. Os carros não paravam de chegar e os donos de veículos importados passavam pela porta inúmeras vezes. Então, pois é. Ela fechou.

Assim como a boate do ano de 1999 fechou. A de 2003 também. E não adianta negar. Logo mais a boate mais procurada do ano de 2009 também irá fechar. Irá. Passará por um momento decadente. Uma nova boate será inaugurada e as pessoas irão para lá. Dirão como o ambiente da nova boate é melhor. A velha boate passará a ser freqüentada por prostitutas e travestis. O movimento vai cair. Quem ainda freqüentar o local será ridicularizado. E o fim será inevitável.

Depois a nova boate virará a velha boate e assim será até o fim dos tempos. A sua rápida ascensão o seu breve apogeu e a sua fatal queda.

A mesma coisa acontece com os bares. Um dia a cerveja fica mais barata em outro local, ou um outro bar mais bizarro é aberto. O samba saí de moda e o legal passa ser a ir em um local que só toca rasqueado. O bar dos universitários muda de lugar, o bar dos jornalistas escolhe um novo endereço. Comunistas marcam um novo ponto de encontro.

Poucos lugares conseguem se manter imunes a essas mudanças. Aqueles que viram pontos tradicionais, que oferecem pratos tradicionais e que jamais perderá sua fiel clientela. Mesmo no dia do juízo final será possível encontrar alguém por lá.

E o mesmo acontece com praças, shoppings, regiões da cidade. Todos serão esquecidos. A vida de um lugar só não é tão efêmera quanto à de ex participantes de reality shows.

Comentários

mariana disse…
Eu não ia dizer nada, porque seu texto disse tudo o que há pra dizer sobre o assunto.

Lugares morrem. Fato.

Só pra não deixar o comentário não campo da perda de tempo: lembra quando o Goiabeiras era um shopping frequentado? Que a pré-adolescentada se reunia pra jogar boliche e ir no girafas? Faz quanto tempo que você não vai lá?
Esse lugar morreu. Ou, no mínimo, está em coma.