O estranho Microondas

O microondas é um dos mais fabulosos aparatos da modernidade. Imagine, ele é do tamanho de uma caixa de sapatos de jogadores de basquete e faz parte das funções que um fogão (onde caberia um anão) faz. E o que é mágico você apenas vê uma luz acendendo, e então o prato a rodar, rodar e rodar.

O que faria a comida ficar quente? Seria o fato de rodar, rodar e rodar que deixa a comida doente e com febre? Bem, eu não sei direito, mas é algo que envolve radiação. E por algum mistério o feijão não é afetado por essa radiação.

Justamente por mexer com radiação, algo que é associado a Hiroshima, Chernobyl e os Power Rangers, mitos (ou seriam as mais absolutas verdades?) foram criados sobre essa figura presente em nosso cotidiano.

Eu, particularmente, não tenho nada contra eles. Ele nunca me atacou, nunca tentou roubar meu dinheiro e nunca me fez ter que escolher entre três portas, sendo que atrás de uma dessas portas existia um macaco monstruoso. Mas existem pessoas que dizem que o Microondas seria um Uri Geller em série, que entorta metais. Que ele atira água fervendo em cima de você.

Para saber o que é verdade nessa história, procurei o já famoso e lendário intelectual colombiano Alfredo Humoyhuessos. Ele que é um excelentíssimo, magnânimo reitor da Universidade de Cartagena e entre outras coisas desenvolveu uma misteriosa técnica para retirar os dois sapatos do pé ao mesmo tempo. Com apenas um movimento e utilizando apenas os pés.

Perguntei a ele o que ele sabia sobre experimentos com microondas. Ele me disse “bem, porque alguém resolve colocar algo que não seja comida no microondas? E porque raios alguém resolveria fazer experiências com a comida, com tantas pessoas passando fome no mundo?”.

Dei o assunto como encerrado e já estava voltando para casa, quando ele resolveu me dizer tudo o que ele sabia.

Primeiro ele colocou um pão com queijo no microondas. Após um minuto o pão estava quente e o queijo derretido. Após cinco minutos o queijo já havia virado vapor e o pão seria capaz de marcar pele de boi. Concluímos então que não é bom deixar o pão com queijo por muito tempo no microondas.

Depois ele colocou uma Lasanha congelada no forno. Após 12 minutos ela estava pronta.

Depois veio a parte nojenta. Ele colocou uma mosca dentro do forno de microondas. Em poucos segundos a mosca morreu.

Então ele colocou duas baratas no microondas. Após cinco minutos elas continuavam vivas. Após 10 minutos elas ainda continuavam vivas. E após quinze minutos elas não só continuavam vivas, como começaram a se reproduzir de maneira assustadora.

Veio então a parte mais assustadora do experimento. Humoyhuessos foi ao seu porão e pegou um rato. Colocou o rato no microondas. Em poucos minutos ele começou a se deformar. Quando eu já estava quase vomitando escutei uma explosão. Lá de dentro saiu um rato gigante de quimono vermelho. Disse que seu nome era Splinter, desferiu alguns golpes de Karatê, roubou pizzas da geladeira e partiu rumo ao esgoto ao lado de quatro tartarugas que usavam armas marciais.

Terminado o experimento pude chegar a algumas conclusões.
- O microondas não deve ser usado para nada além de esquentar comida.
- Nunca mais comerei nada feito no microondas da casa de Humoyhuessos.
- Panela velha é que faz comida boa, e não me interessa se ela é coroa.

- Em Cuiabá nessa época, o Microondas serve para esfriar as coisas.

Comentários

Mariana disse…
HAHAHA, eu não sei como tem gente que vê o microondas com normalidade.

Eu, que não sou tão velha assim pra achar que esse é um aparelho da modernidade, nunca me acostumei com ele.

Meu pai também. Ele é veementemente contra a aquisição de um microondas aqui pra casa. Eu não sou tão radical, pq pipoca de microondas é uma recompensa boa ao risco que corremos.

Mas meu pai insiste em dizer que não, pq microondas dá cancer. Os raios, a radiação, e blablabla. Isso é piração, ne?
MANGABEIRA disse…
É só fazer como eu. Use-o, mas sempre desconfiando. Nunca lhe dê as costas e fique longe dele enquanto estiver em funcionamento.