As verdadeiras aulas

Por aula, aula mesmo, se entende uma situação na qual há um professor e uma quantidade indefinida de alunos. Este professor se senta de frente para os alunos. A função do professor é ensinar e a função dos alunos é aprender. Claro que isso nem sempre é possível. Seja pelo fato de que os professores não tem a menor capacidade de ensinar, ou pelo fato de que alguns alunos não vêem a menor necessidade de estarem ali aprendendo naquele momento, sendo que ele poderia estar na cantina tomando refrigerante.

Mas eu não falo desse processo tradicional que muitos pedagogos modernos consideram ultrapassado. E sim das verdadeiras aulas. Não entendeu?

Pois bem. Quantas vezes você não escutou alguém falar: “tal filme é uma verdadeira aula sobre a guerra fria”. Muitas vezes a verdadeira aula é também chamada de “a melhor aula” tal qual no seguinte exemplo: “este livro é a melhor aula sobre filosofia moderna que já foi feita”.

Bem, pra mim esse conceito de aula parece um pouco bizarro. Provavelmente porque eu não sou um pedagogo moderno. Aula pra mim ainda envolve o conceito descrito no primeiro parágrafo.

Não é que não se possa aprender com o filme ou com o livro. Mas é que não é uma aula. Aulas não são a única maneira de se aprender alguma coisa. Realmente o filme pode te ensinar mais sobre guerra fria do que o professor de história. Mas isso não significa que o filme seja uma aula. Talvez os pedagogos modernos acreditem que as aulas deveriam seguir este modelo.

Mas para mim, para que essas situações chamadas de verdadeiras aulas, ou da melhor aula sobre tal assunto, só poderiam ser assim chamadas em situações como estas.

Situação 1
O comentarista de futebol diz “esse jogo foi uma verdadeira aula sobre como jogar no contra-ataque”, referindo-se a um jogo em que um time ganhou do outro fazendo sete gols no contra-ataque. Este jogo só seria uma verdadeira aula do seguinte modo: o time rouba a bola. Ao fundo o técnico diz “observe o que iremos fazer”. E começa a descrever as jogadas que serão feitas. Não esquecendo de mencionar a velocidade da bola, a força que deve ser utilizada, a velocidade do vento e a deslocação dos jogadores.

Situação 2
Seu professor diz “O príncipe é a melhor aula sobre absolutismo”. O livro de Maquiavel no caso. Para ser uma aula, você teria que comprar o livro e ir ao terreiro de Pai Jorginho de Ogum. Ele incorporaria o espírito de Maquiavel e sentaria em uma mesa na frente de um quadro negro que é verde. Você sentaria em uma cadeira de braço, abriria o caderno e começaria a ver a explicação de Maquiavel em pessoa.

Situação 3“O filme Íntimo e pessoal é a melhor aula sobre telejornalismo já feita por Hollywood”, diz o seu professor sobre o filme. Como fazer para que seja uma aula? É... bem, na verdade não há como esse filme ser uma aula. Aliás, é impossível utilizar “melhor” para falar sobre qualquer aspecto de Íntimo e Pessoal.

Por sinal, o jornalismo é um dos que mais sofrem com as verdadeiras aulas. Livros, vídeos, filmes, reportagens. Tudo é a melhor aula sobre jornalismo.

Comentários

Gressana disse…
Este post é uma aul...
Não, não é.
Mas é bom.