O que você queria que eu respondesse? A sinceridade provavelmente me mataria.

Acompanhar entrevistas de jogador de futebol é um saco. As respostas são sempre as mesmas, respostas prontas, clichês. O mesmo acontece quando políticos são entrevistados em programas de televisão. “Não disse nada de relevante” dizem os críticos de plantão. Só que ninguém nunca para pra pensar no outro lado. As perguntas induzem ao óbvio. Exemplifiquemos.

Futebol.

Os repórteres costumam a fazer perguntas como:
- E ai Robson você já está vendido para o Panathinaikos?
- Contra o Votuporanguense vocês têm a obrigação da vitória?
- E ai o que o treinador falou no vestiário?
- Vocês vão em busca da vitória?
- Essa derrota foi um mau resultado?
- É preciso jogar com inteligência?

As respostas são:

- Não sei de nada. Esse é um assunto para a diretoria responder. Por enquanto meu pensamento está voltado para ajudar meus companheiros aqui no Mixto a sair dessa situação difícil em que nós nos encontramos na tabela.
- Bem, num jogo desse não há favoritismo. A equipe deles vem mal no campeonato, mas será o jogo da vida deles e nós temos que respeitar o adversário.
- O professor pediu para a gente manter a atenção e a atitude do primeiro tempo para que a gente possa sair daqui com os três pontos.
- Claro o nosso objetivo são os três pontos, sempre respeitando o adversário, mas é isso que buscamos.
- Sem dúvida a gente foi em busca dos três pontos, mas infelizmente não deu, agora é levantar a cabeça e seguir trabalhando forte que os resultados virão.
- Sim, temos que valorizar o bom resultado que estamos obtendo e ter paciência para alcançar os três pontos que são nosso objetivo.


Vocês perceberam que as respostas de nada adiantaram. Mas o que é que os repórteres queriam. Respostas como essas?

- Sim, já tenho tudo acertado. To só esperando a liberação de alguns trâmites burocráticos para ir embora desse clube de merda.
- Sim, o time deles é fraco e se a gente não golear será uma vergonha.
- O treinador pediu pra gente botar pra foder com eles, porque eles são um time de merda.
- Não. Vamos tentar perder o jogo durante os 90 minutos.
- Claro que não. É sempre bom perder. Os verdadeiros vencedores são aqueles que já perderam bastante. Vamos seguir tentando perder o máximo que a gente conseguir.
- Não. Vamos jogar com burrice. Jogar todo errado tentando tomar gol.


Agora imaginem se o jogador fala isso? O que ele realmente queria falar. Ele seria morto. Sei lá por quem, mas alguém o mataria. A sinceridade mata. Ainda mais nesses tipos de perguntas que foram feitas para não serem respondidas com sinceridade. E a culpa é dos repórteres? Bem, não sei. A verdade é que esse pessoal não tem tanto o que falar pra ser tão perguntado assim.

Vejamos outros casos, no mesmo esquema acima.

Política

- Prefeito o Pedra 90 está sem energia elétrica o que o senhor pretende fazer?
- Josué, O que será feito para solucionar os buracos do Jardim Califórnia?
- O que o senhor tem a dizer sobre o Ralf Leite?
- Existiu alguma irregularidade nessas obras?

Respostas:
- Iremos analisar a situação para que o mais rápido possível nós possamos solucionar esse problema que atinge a população.
- Está no cronograma.
- Um bom rapaz que infelizmente passou por diversos problema de ordem particular.
- De maneira alguma, tudo foi feito dentro das conformidades que a lei exige.


Respostas sinceras:
- Nada. Eles que se fodam, não moro lá.
- Não sei, não sabia de nada. Buraco tem em qualquer lugar também.
- Viadaço. Mau caráter do caralho. Ainda bem que o pegador de traveco sumiu daqui.
- Sim. Eu desvie 20% pra minha conta nas Ilhas Cayman, o deputado comprou um carro novo e a empreiteira que venceu uma licitação com cartas marcadas também ganhou o dela. Mas tudo isso porque eles me deram dinheiro pra minha campanha.


Diversos

- Você tava olhando praquela garota?
- Porque você chegou atrasado?
- Cadê a tarefa?
- Você leu viu aquele e-mail que eu te mandei?
- Gostou da minha música?
- Essa resposta não foi clichê?

- De maneira alguma amor, só tenho olhos para você.
- Peguei um trânsito inferno. Acidente ali na rotatória da beira-rio.
- Sabe o que é, acabou a energia ontem lá em casa bem na hora que eu tava fazendo e eu não tinha salvo, posso entregar amanhã?
- Ah sim, eu vi. Bem legal.
- Po, gostei.
- De maneira alguma. Porque eu mentiria?


- Sim. O que eu posso fazer? Ela é gostosa.
- Ah, perdi a hora dormindo.
- Nem lembrei, tinha coisa mais importante pra fazer como... ficar na internet.
- Você acha que eu vou perder tempo vendo essas besteiras que você me manda?
- Sinceramente, achei uma merda. Ainda dá tempo de você aprender a tocar, ou de desistir pra parar de passar vergonha.
- O que você queria que eu respondesse? A sinceridade provavelmente me mataria.

Comentários

Mariana disse…
HAHAHAH, mas tem um repórter que teve o que mereceu. Já viu o vídeo do Gil?

- só não vale dar o **´.

http://www.youtube.com/watch?v=c4xUZnpYOJg

É o melhor. (e ainda foi numa rádio católica...)