Guia CH3: Como se comportar em uma entrevista de emprego

É um assunto sempre em tona. As pessoas estão sempre procurando empregos. Até quando elas estão empregadas. E o momento da entrevista é o mais preocupante. Aquele em que Davi enfrentará Golias. Aliás, não só Golias. Diria que um Dragão cuspidor de fogo. Esse Guia CH3 irá dar dicas para que você enfrente esse momento com tranqüilidade.

Com que roupa eu vou? Essa é uma das maiores dúvidas dos entrevistados. Afinal, se você for muito arrumado não irá parecer natural, vai parecer ser outra pessoa para conquistar a vaga. Se não for arrumado, parecerá desleixado e como se pouco se importasse com a situação. O ideal é um meio-termo? Mas o que é meio-termo? Muito difícil estabelecer. Para resolver isso, vá o mais natural. Ou seja, nu. Isso mostrará toda a sua atitude e vontade com a situação.

O normal é que você seja contratado nesse exato momento. Nem que seja com a condicional de que pelamordedeus você se vista logo. Mas, caso isso não aconteça, você terá que enfrentar a entrevista.

Comece pelas preliminares. Se o entrevistador for do sexo oposto, leve um CD do Barry White. Marvin Gaye pode funcionar também. Leve também uma garrafa de champagne, boa safra. Sirva em copos finos. Se o entrevistador for do mesmo sexo que o seu, converse sobre um assunto de comum interesse. Como: futebol, novela, sexo oposto.

Sempre olhe nos olhos do entrevistador. Principalmente se você for homem e ela mulher. Há um limite para a sua nudez.

Responda a todas as perguntas com extrema convicção. Bata na mesa após cada resposta de for preciso. Deixe bem claro que suas qualidades são excepcionais. Nem que elas sejam fazer um cafezinho gostoso, ou tocar More Than Words no violão. Faça o entrevistador acreditar que o seu café é capaz de provocar a paz mundial.

Fale dos seus defeitos com convicção também. Que ninguém ronca como você ronca. Que você quando lava a louça deixa a comida acumulada no ralo. E que nunca usa fio dental. Nos dentes, para ficar bem claro.

Esteja preparado para uma guerra. Se o entrevistador fizer uma pergunta mais dura, reaja com a dureza necessária. Não hesite em humilhar o entrevistador. Se ele perguntar algo como “porque você quer esse emprego?” responda dizendo “porque sim. E porque você usa esses sapatos ridículos, seu viadaço?”. Não descarte a hipótese de partir para uma discussão física.

Apêndice – agora o guia para o entrevistador

Todos sempre fazem esses guias pensando apenas na visão do entrevistado. Não pensam que o coitado do entrevistador também pode ficar nervoso, sem saber o que perguntar, ou com remorso por ter que acabar com os sonhos de uma pessoa.

Vamos lá. A primeira coisa é que você precisa ter ódio no seu coração. Não pode ter pena de ninguém. Precisa ir lá e estraçalhar o adversário. Como se fosse um pitbull voando no braço de uma criança. Não há piedade, não há justiça, não há redenção. Existe apenas o seu poder de destruir a vida de alguém. E se isso for necessário, não hesite.

Não se preocupe com a roupa que você vai. Você não precisa se preocupar. Quem tem que se preocupar é o Mané desempregado que você vai entrevistar. Ele sim é que tem que ficar nervoso. E se a entrevista for com você, que ele fique mais nervoso ainda.

Olhe nos olhos do entrevistado. Olhe como se você tentasse olhar dentro de sua alma. Como se você quisesse destruir seu espírito. Destroçá-lo por dentro. Obrigá-lo a fazer vários anos de terapia psicológica. Lembre-se você está no poder. Você não precisa de nada.

Apêndice 2: uma dúvida

Existe entrevista de emprego para contratar entrevistadores de entrevista de emprego?

Comentários