Profissões desgraçantes: testador de aviões

Talvez você não saiba, mas todo produto que você consome e utiliza foi testado por alguém. Talvez não exatamente o seu produto, mas um similar a ele, que pertença ao mesmo lote que ele. Sua cerveja foi degustada por um especialista para saber se o gosto estava bom ou não. Sua televisão foi testada para saber se as cores, a sintonia e tudo mais funcionavam. Seu carro foi pilotado por alguém, para saber se ele não ia desmanchar, se os freios iam funcionar e o motor não iria quebrar. A cadeira foi testada para que ninguém a quebrasse na hora de sentar.

Entre todos esses produtos testados está o avião. Sim, o avião que você às vezes utiliza para ir a algum lugar, passou por uma série de testes. Lembro-me que quando a Boeing foi lançar um novo modelo de avião super luxuoso, ela noticiou que o avião estava pronto e só iria fazer alguns testes antes.

E como são esses testes? Oras, para saber se a cerveja é boa, é preciso bebê-la, para saber se o carro funciona é preciso dirigi-lo. Logo, então, penso eu, para saber se o avião funciona ou não, para realmente testá-lo, é preciso voar com ele.

Então existe alguém que costuma a testar esses aviões. Alguém que faça um primeiro vôo com o avião pra saber se ele realmente voa. Você pode pensar “ah, legal, conhecer as tecnologias novas antes de todo mundo”.

Mas pense. O cara que prova a cerveja, o máximo que pode acontecer é tomar cerveja ruim. O cara do carro pode ter que ligar pro guincho, e o cara da TV ver o jogo de futebol em preto e branco. Mas, e o cara do avião? Ele jamais vai poder avisar “olha, deu um problema, o avião ainda não podia voar”. Porque se der erro no avião, o avião cai, e o testador morre.

Sim, é impossível ele falar “olha, a asa solta facilmente” ou “ele caí ao passar pelas nuvens” ou ainda “o manche é duro, não deu pra desviar da montanha”. Se o teste falhar, você morre. Meio chato não?

Comentários

Gressana disse…
Pô, mas por ser de alto risco o salário deve ser bom, né.
Ao menos melhor do que de um comunicador recém formado. Até que é uma boa, pensando bem.