O quebra-mola

O quebra-molas é a coisa mais irritante do trânsito. Sim, é verdade que nós temos os motoqueiros, os motoristas de ônibus, os taxistas e os motoristas de caminhonete. Também temos os buracos nas ruas, os motoristas de Vectra além dos caras que pensam que são o Schumacher com seus carros importados. Junte-se a eles os motoristas de carro velho que andam a 40km/h na pista da esquerda. Sim, se formos somarmos todos esses fatores vamos chegar a uma breve conclusão de que o trânsito é um inferno.

Mas eu estava falando dos quebra-molas. E sim, os quebra-molas conseguem ser mais irritantes do que motoqueiros, motoristas de ônibus, taxistas, motoristas de caminhonete, buracos, motoristas de Vectra, dubles de piloto, carros velhos a 40km/h na pista da esquerda.

Os quebra-molas não são chatos naquele sentido de que eles ficam te cutucando, te fazendo perguntas chatas. Ele no geral é bem quietão, fica ali na dele, parado no meio da rua.

E justamente, por ficar ali no meio da rua que os quebra-molas são chatos. Principalmente porque quase sempre eles não são sinalizados. Então você está lá andando normalmente e do nada vê “puta que pariu um quebra-mola”. As vezes você consegue frear, em outras queima-pneu e em outras não freia, dá uma pancada, bate a cabeça no teto, raspa o fundo do carro no chão e etc.

Justamente porque todo motorista já teve algum problema com quebra-molas, alguns ficam traumatizados. E pra eles passar num quebra-mola é quase um dilema ético. Sim, você precisa reduzir a velocidade. Mas no geral, dá pra você frear, e depois de passar pelo quebra-mola e acelerar. Mas não, muitos motoristas praticamente param o carro para passar pela lombada. Eu só tolero quem faz isso porque está querendo passar a mão na bunda de uma pedestre qualquer.

Fora isso, ainda há aqueles que acham que precisam de uma estratégia para passar pelo quebra-mola. Com alguns metros de antecedência ele observa o formato do quebra-mola analisa o melhor lugar para passar com as rodas da frente e depois com as rodas de trás. E então joga o volante para um lado, alinha o volante, jogo pro outro, freia, e demora uns 3 minutos para passar. Nisso, já se formou um engarrafamento monstruoso.

Provavelmente esse cara deve se orgulhar da sua habilidade para passar em quebra-molas (seu assunto preferido em churrascos), também se gaba de seu carro ter os amortecedores mais conservados da cidade, e há uma grande chance de que ele seja instrutor de auto-escola. E assim, ele sempre diga para o aluno na primeira vez em que o aluno deixa o carro morrer numa lombada, ou bate no quebra-mola “você tem que aprender a passar em quebra-mola”.

Comentários

Gressana disse…
É verdade. E às vezes até os quebra-molas conhecidos dão uma dor de cabeça do caramba. Alguns parecem pequenos e inofensivos, mas são capazes de fazer seu carro apagar.

Só discordo que eles sejam mais irritantes que os motoqueiros. Esses ninguém supera.
Thiago Borges disse…
Cara, em Cuiabá eles são mensageiros do Demo, pior acho que só os sinaleiros, esses são o Demo em pessoa.