Grandes nomes da história (5)

Provavelmente você não sabe o que é caxangá. Eu também não sei o que é. Você também jamais deve ter jogado caxangá. Ou se jogou, jogou sem saber. Independente disso você sabe que os Escravos de Jó jogavam caxangá. E eles tiravam e punham e deixavam ficar. Porque guerreiros com guerreiros faziam zigue zigue zá. (pensando bem é duvidosa essa história de tirar e por).

Tudo bem, os Escravos de Jó jogavam e tudo mais. Mas quem é que era Jó, afinal?

Podemos concluir que ele era um escravocrata. Mas que era até paciente, porque deixava que seus escravos jogassem a vontade. E pelo jeito não se irritava com o fato de que todo mundo cantava que seus escravos se divertiam. Ele podia dar umas chibatadas e tudo mais. Mas não, ele era um cara paciente. Daí veio o termo “Paciência de Jó”.

Mas veio o dia em que a escravidão acabou no Brasil. E Jó ficou sem seus escravos que tanto jogavam caxangá. Durante um tempo, ele ficou sem ter o que fazer na vida. Assistiu a primeira guerra mundial, viu a crise de 29, a segunda guerra mundial e só então teve uma idéia. Passou a se chamar Jô, engordou e virou um popular humorista obeso.

Fez vários comédias, atuou em seriados de televisão, teve seu próprio programa de televisão até ganhar um programa de entrevistas para fazer. Lá ele rebola utilizando ternos que você não usaria gratuitamente. As vezes é preciso ser paciente pra agüentar o programa.

Em 2003 ele resolveu partir para uma nova empreitada e virou jogador. Não de caxangá e sim de futebol. Como atacante do Corinthians perdeu vários gols, foi perseguido pela torcida e acabou vendido para a Rússia.

Seu talento como pacificador, ditador e entrevistador o levou até a seleção brasileira e ao futebol inglês, onde não consegue se firmar. Falam que ele é visto esporadicamente em prostíbulos da cidade de Petrópolis ao lado do Zé Pereira, que todo mundo sempre deixa ficar. Os boatos mais maldosos afirmam que ele provoca risadas das prostitutas toda vez que ele tira as cuecas.

E ah sim, os escravos todos morreram e a prática do caxangá continua sendo um mistério.

Comentários

Gressana disse…
Nossa.
Jó é mais velho que a Dercy Gonçalves (era).
Mas caxangá... Ainda procurarei o significado disso no dicionário.
Thiago Borges disse…
Hshaushaushuahsuash, mto bom!
Já procurou caxangá no kama-sutra?