Grandes dúvidas que não têm explicação (6)

O menino fala para a sua mãe que ele quer fazer cocô. E logo depois faz o polêmico anúncio de que só o fará, se for na casa do Pedrinho. A mãe, é claro, fica chocada. Logo depois uma voz aparece no fundo explicando porque o garotinho tem essa fixação no banheiro do Pedrinho. É o famoso caso Pedrinho. Ou, uma propaganda horrível que invadiu nossas casas.

Certo, propagandas horríveis invadem nossas casas o tempo todo. O exemplo máximo, o supra-sumo do mau gosto é a propaganda do Guaraná Dolly. Todas elas. Não existe uma única propaganda deles que não seja uma merda. Ou, um cocô na casa do Pedrinho.

O detalhe que diferencia a propaganda do menino cagão é que ela não é feita no Brasil. Parece ser uma propaganda argentina. Uma merda importada.

Existem algumas propagandas que passam no Brasil que vem de fora. Refrigerante, sucrilhos e etc. Mas, geralmente só as que vêm da Argentina são dubladas (genialmente, diga-se de passagem). E quase todas essas são de produtos de limpeza. Os mais variados produtos de limpeza que você pode imaginar. Spray desodorante de banheiro, pedra sanitária, pasta de dente, escova de dente, papel higiênico, sabão em pó, sabão em barra e produtos para bochechar.

E todas elas são horríveis. A dúvida que fica é: se as propagandas são ruins, porquê elas passam no Brasil? Porque a publicidade brasileira não faz publicidade de produtos de limpeza?

Bem, existem algumas respostas que nós elaboramos.

1) Nos primórdios da propaganda brasileira os pagamentos eram feitos com o produto divulgado. Portanto, propaganda de cerveja era paga com cerveja. De comida, com comida. De carro, com carro. De disk-sexo com telefonemas grátis. E aí que o pior pagamento possível era receber 300 rolos de papel higiênico como pagamento. Ou 1500 pedras sanitárias. Aconteceu então que os publicitários brasileiros desencanaram de fazer publicidade para esses produtos.

2) Existe uma rivalidade histórica entre brasileiros e argentinos. Os brasileiros geralmente sacaneiam os argentinos ganhando copas do mundo. Os argentinos deram o troco conseguindo infiltrar essas propagandas nas nossas vidas. Nós os sacaneamos brutalmente a cada quatro anos. Eles fazem isso em pequenas doses diárias.

3) Boa parte das empresas donas dos produtos de limpeza são multinacionais. E claro, eles não tem conhecimento de geografia e acabam por encomendar uma propaganda só para toda a América Latina imaginando que todos aqui falam espanhol. Então quando ela chega no Brasil, o povo tem que arrumar uma maneira de dublar.

4) E é claro. Os donos da loja tem um mau gosto do caralho.

Comentários

Gressana disse…
É, fala sério. Fazer propanganda de papel higiênico é uma coisa muito indigna. Afinal, é uma coisa que se passa no toba.
Por isso deixamos esse trabalho a cargo dos argentinos.