Você provavelmente nem se lembra dele porque ele nunca aparece. Mas tudo, exatamente tudo o que você vê na televisão e no cinema depende dele. Sim, o cara com a câmera de vídeo é que torna possível que você veja sua novela, jornal e tudo mais.
Só pelo fato de ele ser um cara assim tão importante e ninguém se lembrar dele já tornaria a profissão, uma profissão desgraçante. Imagine um vírus que matasse todos que manuseiam as máquinas? A televisão acabaria. Ou provavelmente ficaria bem pior de se assistir.
Mas quando eu falo da desgraça da profissão, não é pelo anonimato. Imagina aquelas filmagens em lugares longínquos e inóspitos. Aquelas reportagens do Esporte Espetacular sobre cachoeiras, montanhas e trilhas. Você sempre pensa “hahaha, olha lá o repórter se fudendo todo”. E não para pra imaginar que o câmera também está na mesma situação. Só que com uma diferença. Carregando uma filmadora nos ombros e ainda não podendo perder o foco.
Imagine o câmera que subiu o Pico da Bandeira junto com o repórter. Imagine como é legal subir trilhas, pedras, carregando uma câmera.
Ou ainda: o repórter tem uma idéia super legal de fazer rapel numa cachoeira. Só que antes, pra fazer a filmagem o câmera também tem que descer a cachoeira de rapel. E todo mundo ainda vai ter que ficar esperando o cara descer aquele negócio.
E ainda há outras situações. O cara resolver fazer um programa de sobrevivência no deserto. E então o cameraman malditamente vai lá no deserto. E, coitado, ele só queria estar na casa dele, ou filmando um repórter fazendo passagem na rua. Pode odiar calor e areia. Mas está lá, por conta de um maluco.
Além daquelas idéias do produtor. “Vamos filmar o cara correndo”. O câmera vai lá, correr na frente do cara e depois fica parado esperando o cara passar correndo. Tudo isso por três segundos de imagem, que depois podem nem ser aproveitadas. Além das filmagens em carros e tudo mais.
Há ainda aqueles que filmam filmes pornôs. Ficar filmando pessoas trepando o dia inteiro, ainda com a hipótese de filmes gays, coprofágicos e etc. E com o risco de ser atingido por algum fluído corporal. Aliás, há até um vídeo na internet que mostra o desespero do câmera quando isso acontece.
Ou seja, para estar apto a esse trabalho, o cara precisa ser atlético, paciente e estar desprovido de qualquer preconceito. Além de ter estomago forte.
E há ainda mais um lado desgraçante para a profissão. O convívio com jornalistas.
Só pelo fato de ele ser um cara assim tão importante e ninguém se lembrar dele já tornaria a profissão, uma profissão desgraçante. Imagine um vírus que matasse todos que manuseiam as máquinas? A televisão acabaria. Ou provavelmente ficaria bem pior de se assistir.
Mas quando eu falo da desgraça da profissão, não é pelo anonimato. Imagina aquelas filmagens em lugares longínquos e inóspitos. Aquelas reportagens do Esporte Espetacular sobre cachoeiras, montanhas e trilhas. Você sempre pensa “hahaha, olha lá o repórter se fudendo todo”. E não para pra imaginar que o câmera também está na mesma situação. Só que com uma diferença. Carregando uma filmadora nos ombros e ainda não podendo perder o foco.
Imagine o câmera que subiu o Pico da Bandeira junto com o repórter. Imagine como é legal subir trilhas, pedras, carregando uma câmera.
Ou ainda: o repórter tem uma idéia super legal de fazer rapel numa cachoeira. Só que antes, pra fazer a filmagem o câmera também tem que descer a cachoeira de rapel. E todo mundo ainda vai ter que ficar esperando o cara descer aquele negócio.
E ainda há outras situações. O cara resolver fazer um programa de sobrevivência no deserto. E então o cameraman malditamente vai lá no deserto. E, coitado, ele só queria estar na casa dele, ou filmando um repórter fazendo passagem na rua. Pode odiar calor e areia. Mas está lá, por conta de um maluco.
Além daquelas idéias do produtor. “Vamos filmar o cara correndo”. O câmera vai lá, correr na frente do cara e depois fica parado esperando o cara passar correndo. Tudo isso por três segundos de imagem, que depois podem nem ser aproveitadas. Além das filmagens em carros e tudo mais.
Há ainda aqueles que filmam filmes pornôs. Ficar filmando pessoas trepando o dia inteiro, ainda com a hipótese de filmes gays, coprofágicos e etc. E com o risco de ser atingido por algum fluído corporal. Aliás, há até um vídeo na internet que mostra o desespero do câmera quando isso acontece.
Ou seja, para estar apto a esse trabalho, o cara precisa ser atlético, paciente e estar desprovido de qualquer preconceito. Além de ter estomago forte.
E há ainda mais um lado desgraçante para a profissão. O convívio com jornalistas.
Comentários
E ainda há a sacanagem de alguns diretores, que sabem que a filmagem ficaria mais fácil com grua e trilho, mas resolve fazer à mão só pra sacanear o pobre cameraman.
Agora pergunto, e o câmera que filmou a primeira viagem à Lua? Alguém se lembra que ele existe?
De R$: 800 a 1500 Reais no Maximo
Acho uma vergonha.