O novo português

Como todo mundo já está de saco cheio de saber, a partir desse ano entra em vigor a nova norma escrita da língua portuguesa, pra bagunçar com tudo. O brasileiro mal sabia escrever, agora vai ter que revisar tudo que já não sabia.
Sério mesmo, porque raios eliminaram o trema? Ele era simpático. E necessário, pô. Como vão ensinar pras crianças que se pronuncia diferente "tranquilo" de "aquilo"? Sei lá. E os hífens, que sumiram em algumas palavras e entraram em outras?

A desculpa dos especialistas pra mexer na norma é que a escrita tende a se adequar à realidade, já que a língua vai evoluindo na fala, também tem que mudar no papel. Intrigado, fui consultar o estudioso e ex-dançarino de rumba colombiano, Alfredo Humoyhuesos, que é especialista em qualquer coisa, pra ver o que ele achava do assunto. Humoyhuesos porém é um sujeito bastante ocupado, e tive de conversar com ele enquanto dissecava um coelho para estudos.

Perguntei como seria o português no futuro, que vivia mudando. Ele disse que a escrita ia se adaptar ao novo modo de escrever brasileiro, o internetês.
Segundo Humoyhuesos, as coisas ficarão mais ou menos assim:

-Não haverá mais letras maiúsculas. Nem em começo de frase, nem em nome próprio, nem nada. Todas as letras serão minúsculas.
-A pontuação irá sumir. Só vai sobrar o ponto de interrogação. Mas o ponto final vai desaparecer. A vírgula então, nem se fala.
-As palavras terminadas em "ão", vão ser agora terminadas em "aum". Então, "macarrão" vira "macarraum", "anão" vira "anaum", etc.
-Aliás, todos os acentos serão extintos.
-O infinitivo dos verbos será substituído pela sua conjugação na terceira pessoa do singular no presente. Exemplo: "Vou jogar bola" vira "vo joga bola".
-O "Ç" vai ser substituído por "s", então "pedaço" vira "pedaso", "conheço" vira "conheso", etc.
-Mas ainda se usará o "Ç", mas agora antes de "i" e "e".
-A sílaba "ca" vai ser substituída pela própria letra "k". Assim, "cara" vira "kra", "casa" vira "ksa". Além disso, o "k" vai substituir também o "qu". Como em "quero", que vira "kero", "quando" vira "kuando".
-Inúmeras palavras mudarão. A mais notável é "ansioso" que vai virar "ancioso". "Erudita" vira "erodita", e por aí vai.

Achei absurdo. Perguntei a Humoyhuesos se ele realmente achava que o português ia ficar escroto desse jeito. Ele disse: "Mas as pessoas já escrevem assim. Pra virar oficial, é dois palito". E me serviu guisado de coelho.

Comentários

Guilherme disse…
cara. Espero que eu morra antes da nova reforma.

Dilissa.
Thiago Borges disse…
naum kero estar vivo para ver essa mudansa