Sua vida

Saudações aos CHnautas. Durante essas semanas estive refletindo sobre a vida, sobre o tempo que passamos até chegarmos a ser quem somos hoje, e como nossa percepção sobre cada período de nossa vida muda conforme os anos passam. Bom, passei várias horas pensando nisso enquanto eu devia estar escrevendo minha monografia. Mas o que resultou disso tudo é o post de hoje, que diz um pouco sobre cada fase da vida de uma pessoa.
Digo, de um homem. Não é que esse texto seja machista, mas como nesse blog só tem macho, não podemos expressar com a mesma precisão as angústias vividas por mulheres. Mas elas podem da mesma forma apreciar esse texto.

5 anos: Você está nos primeiros anos de sua vida, não precisa se preocupar com absolutamente nada. Nada de chefe, professores filhos da puta, trabalho atrasado, aluguel, contas... Você pode passar o dia inteiro vendo desenhos, brincando, e a sua maior preocupação é ir pra escola, que é a coisa mais fácil do mundo, você vai tirar 10 em todas as matéiras. O mundo todo é seu!

7 anos: As coisas começam a complicar um pouco mais. Surgem os valentões na escola. A maldade infantil se desenvolve nessa fase. Nessa época você quase não tem contato algum com as garotas, e acha estranho aquele coleguinha que não anda com vocês moleques, mas vive brincando com as meninas.

12 anos: É o começo da sua adolescência. Chamar você de criança é uma ofensa mortal. Você provavelmente está cursando a 6ª série. É a pior fase da sua vida. Você é constantemente humilhado na escola. Você se sente o último virgem da 6ª série. Seus colegas contam os casos mais escabrosos possíveis sobre aventuras sexuais com a prima, sobre um primo que apresentou uma garota mais velha, etc. Tudo mentira, claro. Você tenta desesperadamente dar seu primeiro beijo. As garotas da sua sala começam a ficar com os caras mais velhos, do primeiro ano. A partir daí, sua adolescência vai ser uma tortura e você não vê a hora de completar 18 anos. Aí sim a vida vai entrar nos eixos, você vai tirar a carteira de motorista e acha vai fazer sexo o tempo todo.

18 anos: Tirar carteira de motorista é mais complicado do que parece. Você percebe que ter 18 anos não quer dizer sexo o tempo todo, porque isso também é mais difícil do que parece. Mas você se sente o cara mais maduro do mundo. Você tem 18 anos, pô! É a encarnação da maturidade! Claro que isso é uma grande mentira. Você, se não for burro ou se não estiver tentando fazer medicina, provavelmente já vai estar entrando pra faculdade, ou a pouco tempo de entrar. Vai ser uma das fases mais marcantes na sua vida.

20-21 anos: Insegurança total quanto ao seu futuro. Você começa a perceber que a vida não é tão fácil de se ganhar e bate o desespero.

25 anos: Você já se formou e tem um emprego. Mas você percebe que precisa de mais grana pra se manter. A pressão é grande, seu pai quando tinha sua idade já estava construindo uma casa e você ainda mora com a sua mãe. Você sente uma situação de urgência imensa, sente que seu tempo está acabando, mas não sabe que tempo é esse.

27 anos: Pô, como assim?? Você ainda mora com a seus pais!! Conseguiu um emprego melhor, mas ainda tá complicado passar um mês com seu salário.

30 anos: Pronto, você já tem sua própria casa. Alugada, ou financiada, não importa. Você saiu da casa dos pais. Mas... Que rugas são essas? E essa barriga crescendo cada vez mais? E cadê todo aquele cabelo? Assim você não faz mais sucesso na balada. Peraí, que balada?? Acabou essa época, rapaz. Você ainda está solteiro! Precisa arrumar uma esposa logo. Seu tempo está acabando, não quer ficar pra titia, quer?

35 anos: Você está casado e tem um filho/filha que é um capeta!! Você trabalha até mais tarde para sustentar os novos membros da família. As crises no casamento começam a aparecer. Você, é claro, tem a opção de resolver as coisas ou se divorciar.

45 anos: Sintomas da decadência física. Toda vez que você encontra seus amigos, você percebe que estão conversando sobre pressão arterial. Você insiste em ficar forte como um touro! Mas é tão cansativo...

A partir dessa idade você já tem uma boa noção do que vai ser sua vida. Você fica mais reflexivo sobre tudo que já fez. Ou ao menos acredito que seja assim. Só tenho uma vaga idéia do que é ter mais de 50, afinal, eu sou novo, pô, como vou saber? Só sei uma coisa: Você devia ter aproveitado mais seus 5 anos de idade: vendo mais desenhos, comendo mais porcarias, fazendo mais sujeira, perturbando mais seus pais. Depois disso, tudo é um saco.

Comentários

Guilherme disse…
é, depois dos 60 anos, o lugar em que você mais encontra seus amigos e em velórios.

Triste o texto.
Thiago Borges disse…
5 anos...eu era feliz e não sabia
isso foi animador, falou vo comprar um 38
maíra matos disse…
Vinicius,vc tem sérios traumas da sua sexta série...
Gressana disse…
De fato eu tenho, Maíra. De fato eu tenho...