Sobre o fascismo e os suínos.

Caros CHnautas. Há uma motivação forte para escrever o post de hoje. Por causa de meu último texto, sobre como cuidar de crianças, recebi diversos e-mails ameaçadores, nos quais me acusavam de ser fascista. Estava andando na rua ontem, fui apedrejado, sob vaias, que gritavam "seu fascista!". Peguei um ônibus, e as pessoas evitavam sentar-se ao meu lado, uma mãe pegou o filho no colo como se o protegesse de mim. Pensei: "caralho."

Cheguei em casa me perguntando "mas porque estou sendo acusado de ser fascista? Afinal, o que exatamente é fascismo?". Temos visto várias pessoas encherem a boca para dizer "fascista", inclusive cuspindo quando o fazem. Muitas delas não têm a menor idéia do que isso é de fato. "Fascismo" virou um termo de senso comum.
Pesquisei mais sobre o assunto. Fascismo é a doutrina de um estado totalitário, ou seja, centra todo o poder do Estado não no povo, mas em um único líder não eleito. É a doutrina que considera o Líder como um representante supremo e portador da razão. Começou na Itália em 1919.
Beleza. Agora entendi. É porque eu sou italiano, né? É porque eu sou descendente de italianos que eu sou fascista, né? Grande! Agora resolveram estereotipar os italianos também!

Se bem que, hoje em dia, está muito fácil ser fascista. Imagine um debate universitário:
-A polícia é um órgão de controle do Estado e por isso deve ficar longe de qualquer campus universitário!
-Discordo. Aconteceram vários assaltos aqui, acho que pelo menos uma segurança maior poderíamos ter.
-A PM no campus vai reprimir o movimento estudantil! O Estado quer reprimir nossa luta e nossos direitos, a polícia vai fazer o possível pra estuprar nossa liberdade.
-Você só quer fumar maconha em paz.
-SEU FASCISTA!!

Diálogo entre profissionais:
-Então, liberei o orkut lá na minha empresa. Dizem que isso estimula os funcionários e aumenta a produção.
-Só pensa em lucro, né, seu fascista?

E até mesmo entre crianças, que para ofender, adoram utilizar o vocabulário de baixo calão:
-Viado!
-Filho da puta!
-Comi sua mãe ontem!
-E eu comi sua família inteira!
-Ah, vai chupar pinto!
-Chupa você o meu!
-Chifrudo!
-Fascista!
-Opa!! Peraí!! Parou! Não apela!

Pesquisando mais eu entendi mais algumas coisas. Mussolini, na Doutrina do Fascismo, diz: "O Fascismo é a completa oposição ao socialismo marxista".
Para algumas pessoas você não pode ter opiniões que não tenham cunho revolucionário sem sofrer represálias. Para uns, não ser marxista já é ser fascista. Basta você se manifestar a favor do status quo, ou nem isso, mostrar tendências neo-liberais, para ser fascista. É o velho problema de levar algumas coisas ao extremo. Você vai ser, como nós italianos, estereotipado. Você é o alienado leitor de Veja, discípulo de Diogo Mainardi.

O Fascismo e os suínos domésticos:
Fascistas normalmente são associados aos porcos. O porque dessa analogia, não tenho idéia. Fascistas fedem? São sujos? Fuçam a lama? São rosados? Bem... tem aquele porquinho de Dragon Ball, que era covarde e trapaceiro, só que ele usava o unifrome do Mao Tsé Tung:

Considerações finais: Fascista é a mãe.

Comentários

Guilherme disse…
Realmente. Desde o Tropa de Elite, tudo virou fascismo nesse mundo. Até... como é o termo, fascitização, ou algo parecido. Violência virou sinonimo de fascismo.
Thiago Borges disse…
Chamar os outros de fascista é coisa de comunista.