A sociedade escolar norte-americana atual

O post de hoje é quase um trabalho acadêmico. Quase um estudo antropológico.
Vamos falar da sociedade escolar americana atual. O que mudou desde aquilo que conhecíamos tão bem através dos milhares de filmes em que a garota feia na verdade é bonita, o jogador de futebol americano faz uma aposta de sair com ela, depois acaba se apaixonando, ela descobre que é uma aposta, eles terminam e blá blá blá, vocês conhecem a história.

Mesmo assim, pra quem não sabe, um breve resumo de como a sociedade escolar americana tradicional é: Ela é basicamente dividida em castas. Ou "panelas", como preferir. Há os jocks, jogadores de futebol americano, uns caras bombados e populares, todas as garotas da escola querem dar pra eles. Há as cheerleaders, as garotas fúteis, todas incrivelmente lindas e gostosas, normalmente namoram os jocks. Há os preps, os mauricinhos, riquinhos. Diferem dos jocks por não serem esportistas e ficarem mais na deles. E finalmente há os nerds, usam óculos engraçados, roupas engraçadas, lêem gibis, jogam rpg, ouvem rock (principalmente metal), são alvo de constante humilhação, principalmente por parte dos jocks. Todos são virgens.
Mas o que une todas as castas na sociedade é o baile de formatura, onde os jocks e as cheerleaders almejam o cargo de Rei e Rainha do baile, onde há a eterna insegurança sobre conseguir convidar alguém pra ir. A maior vergonha na vida de um americano é ir sozinho ao baile de formatura. O sonho da maioria é perder a virgindade nesse baile. Menos dos jocks, porque eles já não eram mais virgens e costumavam comer várias garotas.

Dito isso, perguntamos: como é a sociedade escolar norte americana hoje?
Basicamente ainda se divide em classes, mas a diferença é que surgiram mais alguns grupos. O primeiro a ser citado influenciou todos os outros, que sofreram mudanças radicais para se adaptarem à nova cultura. Estes são os Niggas.
Niggas: São os negros. Trouxeram consigo toda a cultura hip hop. Usam roupas largas, correntes de ouro, têm um gigantesco repertório de gírias, falam com sotaque cantado, como se cantassem hip hop. Esse estilo é denominado "gangsta". Idolatram Tupac, D-Mob e Snoop Dog. Revolucionaram a sociedade escolar americana.
Jocks: Estes agora já não são mais tão atléticos. Agora usam roupas largas, ouvem hip hop e procuram falar como os niggas, adotando um estilo gangsta.
Cheerleaders: Continuam sendo fúteis, mas dessa vez não se disfarçam de boas moças. Ao contráro, aumentam os seios, colocam silicone nos lábios, carregam mais na maquiagem e escancaram o sonho de parecer vadias como sua maior inspiração, Paris Hilton. Ouvem hip hop.
Preps: Em declínio. Ninguém mais quer saber de ser rico. Com a chegada dos niggas, ficaram eclipsados. Os remanescentes dessa casta ouvem hip hop e usam seus recursos para mudarem para o visual gangsta.
Nerds: Cada vez mais atolados em tecnologia e hackeamento de computadores. O rpg tradicional foi substituído pelo MMORPG (rpg online). O principal é o World of Warcraft. Por causa disso raramente são vistos. Ouvem new-metal, que nada mais é do que rock mesclado com hip hop.
Latinos: Em geral são imigrantes de origem latina, Podem ser de Cabo Verde, Porto Rico, Brasil, e até Espanha, mas os americanos acham que são todos mexicanos. São excluídos e geralmente usados como bodes expiatórios. Como não interagem com os outros grupos, sua diversão consiste em festas na comunidade imigratória em que moram, onde toca rumba. Idolatram Shakira.

Enfim, fico feliz por isso não ser um trabalho acadêmico, senão agora eu teria que colocar bibliografia e isso é um saco.

Comentários

Guilherme disse…
até diria mais. Provavelmente qualquer pessoa com bigode é latina.

Mas realmente, temos que mudar a maneira como vemos esses filmes. Mas sem dúvida, o baile de formatura continuará sendo a coisa mais importante da vida dos americanos. Dizem as teorias que Bush por exemplo, convidou uma garota, mas ela preferiu sair com um iraquiano.
Thiago Borges disse…
É um trabalho sociológico realmente fantástico, ainda bem que os niggas não ouvem lambada.
Anônimo disse…
É o resumo que você apresentou na aula de Projetos?