Guia CH3: Como ler um livro

A qualquer momento você pode estar lendo algo. Neste exato momento você está lendo. Sim, eu sei que você está. Mas, ler algo na internet é muito diferente de ler um livro. Ler um livro é uma arte, que poucos brasileiros conhecem. Não é uma técnica tão difícil quanto a de ler um jornal, mas, ler um livro pode ser deveras complicado.

Primeiro deixemos claro que falamos de livro mesmo. Nada de Paulo Coelho ou auto-ajuda. Isso porque nem queremos entrar no mérito da auto-ajuda através de um livro escrito por terceiros, mas, estes objetos que se travestem de livros na verdade não são livros. São apenas várias folhas dispostas de uma maneira que simula a aparência de um livro. Mas não são. Não caiam nessa.

Voltemos, vamos ensinar como se deve ler um livro. Vamos lá.

Primeiro você deve ter um livro. Sugerimos alguma coisa de Machado de Assis, ou um livro de crônicas do Veríssimo. Se quiser um manual de alfabetização pode também, só que vai ser ainda mais demorado. Mas sugerimos algum dos livros da Editora CH3.

Então, pegue o livro com suas mãos. Observe a capa, leia o seu título. A capa, caso você não saiba é aquilo que fica na frente do livro. Feito de um papel mais grosso. Abra o livro. Não, não, na abra na metade, apenas vire a capa e observe a primeira página. Normalmente você encontrará o nome do livro de novo. Vá virando as páginas e encontre o índice e os dados para catalogação, que são várias letras pequenas e números.

Passe por essas páginas todas até chegar ao prefácio, ou introdução, ou ao começo do livro. Vamos ao começo do livro. Normalmente o livro começa através de um capítulo. Como identificá-lo? Bem, em cima da página deve estar escrito “1” ou “I” ou algum título mesmo.

Então você deve fazer o seguinte:
1) Comece a ler a primeira linha. Ler no caso é juntar as silabas que são letras juntas.
2) Ao chegar ao fim da linha, vá para a linha de baixo e comece a lê-la também. No fim, passe para a linha de baixo, repita o processo até o fim da página.
3) Ao chegar à última linha da página, comece a ler a página ao lado, assim como você fez na que acabou de ler.
4) Ao terminar a nova página, não leia a página ao lado, vire a página, e comece a ler a seguinte. Ah sim, claro, as páginas são viradas da direita para a esquerda. Se você não sabe o que é esquerda e o que é direita, vai ser muito mais complicado.
5) Repita esses passos até chegar ao fim do livro. Quando isso acontecer, feche o livro, e guarde-o em uma prateleira.
6) Caso tenha gostado do livro, coloque no Orkut, e quem sabe, até entre na comunidade da obra ou do autor. Não costumam a ter muitos membros.

Observação: Em alguns momentos você poderá encontrar longos espaços em branco ao fim de cada capítulo. Esses espaços não devem ser lidos.

Comentários

Gressana disse…
Tudo bem que eu já sabia como ler livros, mas esse é um ótimo guia, visto que tem muita gente que parece que não sabe.
Anônimo disse…
Ufa! Ainda bem que eu faço certinho.